Com o projeto AEROUFBA 2015, a Equipe Axé Fly – composta por 10 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica da Escola Politécnica da UFBA – conquistou o 9° lugar na competição SAE Brasil Aerodesign, entre 62 equipes de diversas faculdade do Brasil, da Venezuela e do México. A competição cujo resultado foi divulgado recentemente, aconteceu em São José dos Campos, entre os dias 29/10 e 1/11 e consolidou a melhor classificação da equipe desenvolvedora de aeromodelos que existe desde 2001, na Escola Politécnica da UFBA.
A competição de 2015 foi a que apresentou o maior nível técnico e foi a mais acirrada de toda história do evento, segundo a comissão técnica. Para o estudante e integrante da Equipe Axé Fly, Lucas Rodrigues, “fazer parte do seleto grupo dos 10 melhores, é motivo de muita alegria, pois estamos colhendo os frutos do trabalho de um ano inteiro, levando em conta o projeto da aeronave e o comprometimento dos integrantes que sacrificam finais de semana, vendendo rifas e muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso para tocar o projeto de construção das aeronaves”.
Os estudantes agradecem à dedicação da professora e orientadora Aline Silva e às várias empresas que ao apoiaram o projeto, a despeito da crise e dificuldades neste ano de 2015. Eles destacam a ALLTEC, que forneceu os materiais fundamentais para a confecção da aeronave; a ESSS, pelo fornecimento da licença de um dos softwares mais utilizados no projeto e a FORD pela liberação de recursos financeiros que também serão aproveitados no ano de 2016.