Início >> Ufba Em Pauta >> Professores da UFPA palestram na pós-graduação da EMUS

Professores da UFPA palestram na pós-graduação da EMUS

Evento também e aberto ao público

 

O violoncelista Aureo de Freitas e a educadora musical Lia Braga Vieira, professores da Escola de Música da UFPA  são convidados do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA para evento que acontece a partir das  17h do próximo dia 15 de maio, na sala de Pós-graduação da Escola de Música da UFBA, no Canela. 

No evento que é aberto ao público, o violoncelista, que desenvolve linha de pesquisa na área de “Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem” e coordena a Orquestra Juvenil profissional de Violoncelistas da Amazônia, vai falar sobre "Programa Cordas da Amazônia - dinâmica de pesquisa e aplicação prática".  Em sua palestra, a professora Lia Braga apresenta "Uma abordagem metodológica histórico-sociológica de investigação em Educação Musical" focada na construção da metodologia na investigação das práticas de educação musical em Belém do Pará, na primeira metade do século XX. 

O objetivo da investigação foi identificar as práticas de educação musical, descrevê-las, analisá-las e compreender os significados sociais a elas subjacentes. Para a identificação dessas práticas, propôs-se a construção de um modelo de investigação em que se buscaram, no suporte material de partituras, indícios de práticas musicais e, nestas, sinais de educação musical. As partituras datam da primeira metade do século XX e foram coletadas no Acervo “Vicente Salles” da Biblioteca do Museu da Universidade Federal do Pará. A construção teórico-metodológica se fundamentou em um estudo prático e bibliográfico interdisciplinar.

  

Sobre os visitantes 

Lia Braga Vieira - Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), Mestrado em Música - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Educação Musical (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará e do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Pará. Atuou como Coordenadora Operacional dos MINTERs em Música USP/UFPA (2001-2003) e UFBA/UFPA (2008-2010). Atualmente, é Vice-coordenadora do PPGARTES/ICA/UFPA. Desenvolve pesquisa em Educação Musical na perspectiva da música como manifestação sociocultural.  É a autora do livro: "A construção do modelo conservatorial na atuação e formação do professor de música em Belém do Pará" (Cejup, 2001). 

Aureo de FreitasO violoncelista paraense, PhD em música foi selecionado pela CAPES, em 2001, para cursar seu doutorado nos Estados Unidos, por seu trabalho em favor das crianças e adolescentes violoncelistas do Estado do Pará Seu trabalho tornou-se referência nacional e internacional através da Orquestra Juvenil de Violoncelos da Amazônia (The Amazon Youth Cello Choir). O Programa “Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem” , sob sua coordenação, desenvolve trabalhos científicos em que são abordados a necessidade da inclusão de crianças e adolescentes diagnosticados com Autismo, Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade. É  líder também do Laboratório Comportamental da Escola de Música da UFPA e conta com a participação de pesquisadores voluntários das áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Música da UFPA e da Universidade Estadual do Pará (UEPA).   

O professor possui também graduação em Violoncello Performance - University of Missouri at Columbia (1989), mestrado em Violoncello Performance - Louisiana State University - Baton Rouge (1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical - University of South Carolina (2005). Atualmente é violoncelista; diretor - Orquestra de Violoncelistas da Amazônia / Amazon Cello Choir e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA.