A professora Tania Fischer, da Escola de Administração da UFBA, foi escolhida pelo Conselho Deliberativo do CNPq para receber o Título de Pesquisador Emérito do CNPq, edição 2016. A honraria será concedida em reconhecimento à sua contribuição para as Ciências Sociais Aplicadas e a uma carreira acadêmica e profissional exemplar. A cerimônia de premiação será no dia 04/05, às 18h, no Auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro.
Instituído em 2005, o Título de Pesquisador Emérito é concedido, anualmente, ao pesquisador brasileiro, ou estrangeiro radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica. A premiação consiste em diploma de pesquisador emérito do CNPq e direito a passagens e até seis diárias para participação em congresso cientifico no país ou no exterior - ou valor equivalente em custeio de despesas com pesquisador visitante, aquisição de insumos ou em atividade relacionada com a pesquisa científica e tecnológica - até dezembro de 2017.
Tania Maria Diederichs Fischer é professora titular da UFBA e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). É conselheira da Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e FIEB. Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) e diretora da Associação Nacional de Programas de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e Associação Nacional de Programas de Ensino de Transportes (ANPET). Foi consultora da UNESCO, Banco Mundial e BID. Recebeu os seguintes prêmios e destinções: Medalha de Ouro 50 anos de Pós-Graduação Brasileira concedida pela CAPES; Pesquisador de Destaque pela UFBA (2009) e Homenagem da ANPAD e ANPET. Possui doutorado em Administração pela USP (1984), mestrado em Administração pela UFRGS (1977) e graduação em Pedagogia pela UFRGS (1973), tendo realizado estágios de pós-doutorado na França, Estados Unidos, Canadá e Espanha.