Início >> Ufba Em Pauta >> Professora do IHAC é eleita para a Academia de Letras da Bahia

Professora do IHAC é eleita para a Academia de Letras da Bahia

Edilene Matos ocupará a cadeira de nº 13 na ALB

A professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Edilene Dias Matos, foi escolhida no último dia 25/07, para assumir a cadeira nº 13 da Academia de Letras da Bahia (ALB), anteriormente ocupada pela poeta Myriam Fraga, falecida em fevereiro deste ano. 

“A cadeira de Myriam Fraga é uma cadeira especial e de muita responsabilidade e me toca profundamente, pela larga convivência com a grande mulher, admiração pela poetisa de primeira grandeza” diz a acadêmica eleita. A Cadeira tem também como patrono o poeta Francisco Moniz Barreto, grande orador e improvisador, autor do livro de poesias “Clássicos e Românticos”. Moniz Barreto foi considerado por Sílvio Romero como “a mais assombrosa personificação do talento improvisatório do Brasil”. 

Edilene foi eleita a mais nova imortal da ALB por conta de sua trajetória como profissional ligada às letras e, de modo geral, à cultura de sua terra, incluindo um olhar especial para a temática das poéticas da voz e das culturas populares. “Insisto que os escritores, poetas, ensaístas, vocês todos, fazem parte daquele grupo de artistas cujo trabalho é incansável com as palavras, gestos, a imagem. Esta casa é o abrigo certo para estes artistas”, disse ela, durante a sessão de posse.

Sobre a docente

Edilene Dias Matos é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez pós-doutorado em Literatura Brasileira na USP (São Paulo). Tem pós-doutorado em Poéticas da Voz pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e foi, também e por um longo período, diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Bahia e Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, além de  Presidente da ABRAVOZ (Associação Brasileira de Pesquisadores da Voz). Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e colaborou em várias co-autorias de trabalhos científicos. 

 

Com informações do IHAC/UFBA