O professor Livio Sansone, chefe do Departamento de Antropologia e diretor do CEAO (Centro de Estudos Afro-Orientais/FFCH), ministra no dia 19/11, na Biblioteca Nacional de Lisboa, a conferência "Ciências sociais, autenticidade, internacionalismo e lutas de memória em torno da rica e complexa biografia do Dr. Eduardo Mondlane". A palestra acontece às 14h (hora de Lisboa; 11h em Salvador).
A palestra integra o seminário "40 anos de Independências", que rememora, em 2015, as independências dos países africanos de língua oficial portuguesa. O evento, de caráter multidisciplinar, acontece de 18 a 20/11, e é organizado pelas seguintes instituições portuguesas: Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/NOVA), Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), o Centro de Estudos Sociais (CES-Coimbra) e a Fundação Mário Soares.
O objetivo do seminário é analisar as trajetórias da descolonização dos diversos países e as transformações políticas operadas no contexto africano e nas relações inter-regionais, seja entre os Estados independentes e Portugal, ou ainda na configuração de novas alianças políticas e económicas, como é o caso da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Veja aqui a programação completa do evento.