Início >> Ufba Em Pauta >> Professor Aluízio Prata falece em Minas

Professor Aluízio Prata falece em Minas

Faculdade de Medicina da Bahia lamenta a perda


Faleceu o Prof. Aluízio Prata, na tarde da última sexta-feira, 13 de maio, na sua cidade natal (Uberaba, MG). O corpo está sendo velado no Anfiteatro A do Centro Educacional e Administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o sepultamento foi agendado para 18h deste sábado, 14 de maio.

O Prof. Aluízio Prata foi Professor Catedrático (1957-1969) da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA, e Professor Emérito da UFBA. Na Bahia, criou o Serviço de Doenças Infecto-parasitárias do Hospital das Clínicas e revigorou a disciplina de Doenças Infecciosas e parasitárias, onde fez importantes contribuições à Ciência pelas suas pesquisas sobre esquistossomose mansônica, calazar e outras endemias. Também na Bahia, foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz e, entre outras muitas contribuições, implantou os primeiros projetos brasileiros de estudos em áreas endêmicas - na Caatinga do Moura formou vários especialistas e pesquisadores na área da Medicina Tropical.

Na Universidade de Brasília (1969-1987), para onde foi transferido, manteve os estreitos vínculos com a Universidade Federal da Bahia e no Núcleo de Medicina Tropical da UnB formou outras gerações de pesquisadores e docentes para toda a Bahia, o Brasil, a América Latina e a África. Aposentado em 1987 e até muito recentemente, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triãngulo Mineiro, exerceu a docência, a pesquisa, a editoria da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e todos os afazeres exigidas de pessoa sempre com o integral conhecimento da Universidade e dos seus valores. A seu respeito, declara o professor José Tavares-Neto: "Perdemos um Exemplo, mas ficam os seus muitos Ensinamentos".