Início >> Ufba Em Pauta >> Prof. Emílio Castro e Silva recebe homenagem do ICS

Prof. Emílio Castro e Silva recebe homenagem do ICS

Solenidade, dia 26, é no Auditório Ophelia Gaudenzi

A abertura do III Simpósio de Atualização em Farmacologia da UFBA, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (ICS), no dia 26 de maio, será marcada por uma homenagem ao Prof. Emílio de Castro e Silva, docente da UFBA falecido em dezembro de 2010. A cerimônia, no Auditório Ophelia Gaudenzi (3.° andar do ICS, no Vale no Canela), será às 18h30 e terá ainda as conferências “Biomarcadores moleculares e alvos terapêuticos”, pelo Prof. Manoel Barral Neto (UFBA) e “Farmacogenética da população brasileira”, pelo Prof. Guilherme Kurtz (chefe da divisão de Farmacologia do INCA e criador da Rede Nacional de Farmacogenética/Refargen). A inscrição de estudantes de pós-graduação pode ser feita até o dia 23 de maio, dando direito ao envio de um resumo para apresentação oral. Haverá seleção de oito trabalhos para a apresentação oral. Interessados devem enviar resumo de até 400 palavras para o e-mail simposio.farmacologia.ufba@gmail.com.

Graduado em Medicina pela UFBA (1976), Emílio José de Castro e Silva fez residência em Clínica Médica na Universidade de Milão (Itália) e doutorou-se em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, em 1986. Fez pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Universidade de Iowa, nos EUA, em 2000-2001. Era Professor Titular de Fisiologia da UFBA e chefiava o Laboratório de Neurociências do ICS. Destacou-se no estudo do controle central do equilíbrio hidroeletrolítico, controle central da pressão sanguínea, controle central da glicemia e ação de fármacos sobre o sistema nervoso central. Contribuiu em especial na investigação do papel dos mecanismos serotoninérgicos e histaminérgicos centrais nos parâmetros acima mencionados, com mais de 60 publicações e numerosas orientações de mestrado, doutorado e iniciação científica.

Durante os oito anos de reitorado do Prof. Naomar Monteiro, foi assessor para Assuntos Internacionais, tendo ampliado significativamente a atividade internacional da UFBA. Em sua gestão foram realizadas 30 missões oficiais ao exterior, o que resultou em parcerias com universidades na Europa, Estados Unidos, América Latina e África, e intercâmbio anual de centenas de estudantes. O Prof. Emílio de Castro deixa saudades e a marca da sua contribuição para a ciência e excelência da educação superior sem fronteiras.