A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) anunciou na terça-feira, dia 01/03, o lançamento de um conjunto de editais de apoio à extensão universitária na UFBA, com enfoque em experimentação e integração com a sociedade. Direcionada aos estudantes, servidores e docentes, bem como aos museus e grupos artísticos institucionais da Universidade, a iniciativa é uma das mais importantes do calendário comemorativo dos 70 anos da UFBA.
O evento de lançamento foi realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria e contou com a presença do Reitor João Carlos Salles e da equipe de coordenadores da PROEXT, além do público que compareceu interessado em conhecer melhor os programas e inscrever projetos. Em sua fala, o Reitor afirmou que a extensão é uma oportunidade para trazer a comunidade para dentro da UFBA e organizar a ocupação do espaço universitário. Ele ressaltou também que as ações de extensão têm a faculdade especial de apresentar outros saberes capazes de enriquecer a formação acadêmica.
Entre os editais de apoio à Extensão concebidos pela PROEXT, o destaque é a ênfase na produção, experimentação e apresentação de produtos e atividades artísticas, contemplando formatos e linguagens diversificados, valorizando o potencial da UFBA no campo das Artes. Foram abertos os editais referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIARTES), Programa Institucional Experimentação Artística (PIBIExa), além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX) e Programa de Apoio à Extensão Docente (PAEXDoc). Na oportunidade foram lançadas também as chamadas públicas de apoio à organização de eventos estudantis e às apresentações artísticas na programação comemorativa dos 70 Anos da UFBA. Todas as informações sobre os editais e chamadas públicas estão disponíveis no site da PROEXT.
Durante o evento, a Pró-reitora Fabiana Dultra Britto apresentou cada um dos 12 programas de apoio que delineiam a política de extensão da PROEXT, entre os quais o Programa de Apoio aos Ambulatórios (PAAmbs), voltado para apoiar ações desenvolvidas em ambulatórios de atendimento clínico público em unidades como Odontologia, Psicologia, Enfermagem, entre outras. Também foram destacados o Programa de Apoio às Instâncias Institucionalizadas de Atuação Estudantil – com ações dedicadas apoiar atividades das diferentes formas de atuação estudantil na vida universitária, a exemplo dos escritórios modelo, empresas juniores, ligas acadêmicas; o Programa Memórias UFBA 70 Anos – que vai estimular ações dedicadas a compor a programação comemorativa dos 70 Anos da UFBA; e o Programa Observatório Crítico – que tem como finalidade a instalação de comitê consultivo de acompanhamento das ações da PROEXT e reflexão crítica sobre os rumos, desvios e propostas da sua política de extensão.
Os outros programas de extensão apresentados são: Programa de Apoio aos Projetos Especiais (PAPE) – com ações dedicadas a apoiar projetos de interesse estratégico para consolidação das políticas da gestão; Programa Desfronteiras – voltado para o desenvolvimento de ações dedicadas a desfronteirizar disciplinas, territórios (UFBA/cidade), experiências (acadêmica/popular), temporalidades (tradição/experimentação); Programa Entrâncias – com ações dedicadas a promover a irrigação a UFBA pelos movimentos sociais, pelas práticas culturais urbanas e pelas mobilizações públicas contra formas de desrespeito aos direitos civis; e o Programa Enredamentos – com ações dedicadas a tecer conexões da UFBA com outros ambientes da produção de conhecimento, por meio de intercâmbio profissional, publicações e atividade de difusão acadêmica.