Início >> Ufba Em Pauta >> Primeiro astronauta brasileiro fala para estudantes na UFBA

Primeiro astronauta brasileiro fala para estudantes na UFBA

Atividade incentiva o ensino das ciências

Com o tema “Quando crescer quero ser astronauta”, o astronauta brasileiro Marcos Pontes palestra hoje (27), para estudantes dos ensinos fundamental e médio oriundos de escolas públicas e privadas, no 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia, na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus.  Durante sua explanação, Marcos Pontes, que se destaca como o primeiro astronauta profissional do Hemisfério Sul, formado pela NASA, falará “sobre conceitos e atitudes fundamentais para uma pessoa partir de um sonho e transformar essa ideia em realidade”, a fim de contribuir com o ensino das ciências e colaborar com a qualidade da educação de crianças e jovens.

A participação do astronauta abre o evento que segue até sexta-feira (30), coordenado pela professora do Instituto de Biologia, Rejâne Lira, e financiado pelo CNPq e pela Capes, por meio do Edital de Apoio à Realização de Feiras e Mostras Científicas e dá continuidade a outras duas edições, ocorridas nos anos de 2006 e 2009.   Segundo Rejâne Lira, o objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento científico, sobretudo à população escolar desfavorecida. “Queremos possibilitar o entendimento por parte de crianças e adolescentes de que a ciência é dinâmica e está presente no dia a dia”, diz a professora.

O 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia também é uma oportunidade para que bolsistas de Iniciação Científica Júnior apresentem os resultados de seus trabalhos, garante Lira. “Trata-se de um evento em que jovens poderão falar sobre ciência para outros jovens, facilitando a aproximação desta parcela da população com os assuntos científicos”, afirma a coordenadora com a expectativa de que “este contato possa despertar vocações para carreiras científicas”.

Programação

Além do astronauta Marcos Pontes, haverá as conferências “O Ser Humano da Ciência” com o paleontólogo Alexander Kellner, titular da coluna “Caçador de Fósseis” da revista Ciência Hoje On-line e o velejador baiano Aleixo Belov, que em 2011 completou sua quarta volta ao mundo a bordo do veleiro-escola “Fraternidade” acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas. Também serão palestrantes o presidente da Academia Baiana de Ciências, Roberto Santos, e o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão dos Reis.

O Encontro também conta com atividades como o Gabinete de Curiosidades Científicas, no qual os participantes inscritos apresentarão experimentos Científicos e o espaço Vida de Jovem Cientista com apresentações de trabalhos na modalidade Comunicação Oral. Além disto, estão programadas mostras de vídeos, apresentação de peças teatrais, jogos virtuais e de tabuleiro com temática de ciências, ações denominadas como Jovens Repórteres Científicos, Jovens Cientistas em Cena e Ciência Lúdica. Um Workshop sobre negócios sociais, organizado pela Artemisia Brasil.  Mais informações no blog www.jovenscientistasdabahia.wordpress.com