Soluções de tecnologia, redes sem fio, Internet das Coisas e Ambientes Inteligentes serão algumas soluções apresentadas na palestra “Um Futuro Inteligente: Desafios & Oportunidades”, ministrada pelo presidente do Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE, José Roberto Boisson de Marca, a partir das 16h desta segunda-feira (16/05), na Sala da Congregação da Escola Politécnica da UFBA, no campus da Federação.
Na oportunidade, o palestrante que também é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, enfatizará como a tecnologia pode ser um instrumento importante para resolver problemas de grande complexidade e que são desafiadores para a humanidade, como o crescimento populacional, crescente concentração em áreas urbanas e a necessidade de garantir a qualidade de vida e mobilidade dos indivíduos nas megacidades. A atividade que é promovida pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, contará com a presença do reitor João Carlos Salles.
Sobre Boisson
O Professor José Roberto Boisson de Marca figurou entre na lista dos 100 mais influentes de 2013 e é o primeiro brasileiro a presidir o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização técnico-profissional do mundo, com 400 mil membros em 160 países e está à frente da entidade desde 2014.
Formou-se em Engenharia Elétrica (menção: telecomunicações) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro possui mestrado em Engenharia Elétrica (MSc) - University of Southern California e doutorado (PhD) em Engenharia Elétrica pela University of Southern California. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicações móveis, gerência de recursos de rádio, simulação, sistemas celulares.
É Membro-Titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 1995 foi promovido à categoria de Fellow do do Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE e é o único engenheiro de telecomunicações da América Latina a possuir tal distinção, tornando-se em 2014, presidente do IEEE. É membro do Conselho Consultivo da Finep atualmente ocupa uma posição de grande prestígio na comunidade internacional ao presidir o comitê que avalia anualmente as indicações de candidatos da área de telecomunicações (provenientes de todo o mundo).