Início >> Ufba Em Pauta >> Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece na Reitoria da UFBA

Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática acontece na Reitoria da UFBA

Reitor fez a entrega da premiação aos estudantes

Jovens estudantes, professores e representantes de colégios públicos e particulares estiveram reunidos na tarde desta segunda feira (30/11), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, para participação da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – seção Bahia.

A solenidade foi marcada pela presença do reitor da UFBA João Carlos Salles, do diretor do Instituto de Matemática da UFBA, prof. Evandro Santos, da coordenadora da olímpiada na Bahia, prof.ª Luzinalva Amorim, do coordenador de iniciação científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), prof. Túlio Bonfim, e do coordenador regional da OBMEP, Carlos Baiano.

O reitor cumprimentou o público presente e parabenizou a organização pela realização deste evento que considera ser de grande importância para aproximação entre o ensino escolar e a universidade. Ele também lembrou que no próximo ano serão comemorados os 70 anos da UFBA com uma série de atividades programadas, celebrando as artes, as ciências e a matemática, e fez um convite para a participação de todos nas festividades.

O reitor disse ter reconhecido os rostos de alguns participantes de edições anteriores da OBM e afirmou que espera que estes estudantes estejam considerando a UFBA para a continuidade de sua formação, opinião compartilhada pelo diretor do IMAT, prof. Evandro Chagas, que confessou aguardar os estudantes se destacando em um futuro próximo na universidade.

Na fala do coordenador regional da OBMEP, Carlos Baiano: “é preciso estimular o ensino de matemática nas escolas, pois a disciplina é imprescindível para o desenvolvimento do país no mundo atual”.  A coordenadora do evento, prof.ª Luzinalva Amorim destacou que o modelo olímpico neste evento de matemática implica na aceitação dos princípios da superação e da excelência. Ela lembrou também que o evento abre oportunidades de iniciação científica e bolsa de estudos em diversas instituições do país e internacionais.

Túlio Bonfim, coordenador da iniciação científica da OBMEP, destacou que muitos participantes descobriram a sua vocação na área através da olimpíada e que passaram a ser reconhecidos e disputados por algumas das universidades mais importantes do mundo. Além dos estudantes, ele parabenizou pais e professores pela participação no evento. Em seguida, foram anunciados os estudantes vencedores nas diversas categorias com menções honrosas, medalhas de ouro, prata e bronze. A cada novo nome anunciado o auditório aplaudia com entusiasmo saudando os colegas premiados.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A realização da OBM é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o  IMPA -  Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática no país estimulando o desenvolvimento de alunos e professores.

A competição também tem como objetivo a descoberta de jovens com talento matemático excepcional para colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.