Início >> Ufba Em Pauta >> Politécnica reúne Rede Asfalto Norte-Nordeste

Politécnica reúne Rede Asfalto Norte-Nordeste

Rede reúne universidades que pesquisam o tema

A Escola Politécnica da UFBA está promovendo nesta quinta-feira, (dia 16 de agosto de 2012) a reunião de Salvador da Rede Asfalto Norte-Nordeste. Esta rede é composta por diversas universidades do norte e nordeste, tendo como ancora a Universidade Federal do Ceará, sob a liderança do Prof. Jorge Soares, e visa desenvolver atividades para formação de pessoal e melhoria da pavimentação asfaltica na nossa região.

Segundo o professor Luis Edmundo Campos, diretor da Escola Politécnica, a UFBA vem se estruturando para poder atender à demanda desta área, já adquirindo diversos equipamentos, principalmente de campo, com recursos oriundos da ANP / FINEP / Petrobras. A UFBA tem também como objetivo, a formação de uma rede local envolvendo os diversos atores na área de pavimentação asfaltica.

Programação do evento – 16 de agosto de 2012, das 08h30 às 18h

Local: Auditório da Escola Politécnica da UFBA (6º andar). Rua Aristides Novis n°2, Federação - Salvador/BA

Informações: ledmundo@ufba.br ou 8707-1033

08h15 às 8h30 – Abertura – Reitora da UFBA, professora Dora Leal, acompanhada por representantes da Petrobras, ANP e Finep.

08h30 às 8h45 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Rede Asfalto – Prof. Jorge Soares (UFC)

08h45 às 10h30 – Apresentação dos problemas enfrentados dos diversos setores envolvidos com o tema pavimentação asfaltica – Sindicato de Arquitetura e Engenharia - Sinaenco; Associação Baiana de Empresas de obras Rodoviárias - Abeor; Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto – ABEDA; Empresa de Usinas de Asfalto; Concessionária Bahia Norte; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT; Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia - Derba; Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador – SUCOP/PMS; Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT; Agência Estadual de Regulação de serviços de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia - Agerba; Tribunal de Contas do Estado da Bahia-TCE; Ministério Público Estadual/Bahia - MPE; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA.

10h30 às 11h – Intervalo. A partir deste horário, reunião apenas para os convidados.

11h às 11h45 – PCO1 – Viabilidade do LCC como aditivo de CAP puro e modificado e sua utilização em formulação de novos produtos para imprimação betuminosa – Profa. Sandra Aguiar (UFC).

11h45 às 12h30 – PCO4 – Estudo da cadeia produtiva da pavimentação asfáltica (CPA): diagnóstico de competências, capacidades e ações para o seu desenvolvimento e governança – Prof. Marcos Albertin (UFC).

14h às 15h30 – PCO2 – Uso de Resíduos da Indústria Petrolífera ou Resíduos Industriais Regionais na Pavimentação Asfáltica. Prof. Erinaldo Cavalcante (UFS)

12h10 ás 12h30 – PCO3 – Ensaios Acelerados em Pavimentos de Baixo Volume de Tráfego. Prof. Sualy Barroso (UFC)

17h30 ás 18h – Discussão com a FINEP e Petrobras

18h – ENCERRAMENTO