Início >> Ufba Em Pauta >> PIBID-UFBA promove debate sobre Empoderamento das Mulheres Negras

PIBID-UFBA promove debate sobre Empoderamento das Mulheres Negras

Evento reúne exemplos de mulheres bem sucedidas

Em homenagem ao mês da consciência negra, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Sociologia, da Universidade Federal da Bahia, promove debate sobre o “Empoderamento das Mulheres Negras”. O evento acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 19hs, no salão nobre do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), localizado no Barbalho.

O objetivo do debate é fomentar uma discussão com alunos e professores do colégio ICEIA acerca de temas que fazem parte do universo e realidade das mulheres negras contemporâneas. O evento vai contar com a participação do Instituto ODARA, representado por Márcia Nascimento; da arquiteta Rosenilda Sousa; da estilista/ idealizadora da NEGRIF, Madalena Bispo, responsável pela criação de uma moda afro-brasileira voltada ao público adulto e infanto-juvenil; e da Diretoria de Projetos da Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (SEDUR).

As palestrantes convidadas irão contar suas trajetórias de vida e momentos de luta e resistência para driblar os obstáculos inerentes a uma sociedade marcada pelo racismo e machismo. A proposta é que esses depoimentos possam servir como exemplos às alunas de que a emancipação das mulheres negras é possível e pode vir a ser concretizada.

Na ocasião, serão discutidos temas como valorização da beleza negra, ideologia do branqueamento, racismo, emancipação das mulheres, sexismo, violência e opressão. Será exibido slide com imagens e passagens importantes das trajetórias das três mulheres negras convidadas para compor a mesa. Em seguida, a discussão será aberta ao público para que possa ser feita uma discussão que envolva todas as turmas, docentes e funcionários da instituição.