Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisas da UFBA conquistam, somadas, R$ 6 milhões na Chamada Universal do CNPq

.

A UFBA teve 56 projetos de pesquisa aprovados na Chamada Universal do CNPq (Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023), conquistando um total de R$ 6.014.466,85 em investimentos para execução dos objetivos e ações das propostas da Universidade contempladas.

Os projetos da UFBA aprovados representam 32% das 175 propostas submetidas por grupos de pesquisa da Universidade ao CNPq - um percentual superior aos 28% de aprovação em relação ao total de projetos submetidos ao edital por grupos de todo o país.

"Esse resultado evidencia a qualidade de nossos pesquisadores e grupos, mas também nos serve de indicador da melhoria continuada das condições de trabalho e desenvolvimento de pesquisas ao longo dos últimos anos. E mostra que podemos avançar ainda mais", avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Ronaldo Lopes Oliveira.

A Chamada Universal é destinada a projetos de grupos emergentes e consolidados de qualquer área do conhecimento. Os valores recebidos poderão ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas de pesquisa nas modalidades Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e Apoio Técnico (AT).

De acordo com os resultados preliminares divulgados, são 31 projetos da UFBA aprovados na Faixa A, e 25 projetos na Faixa B. A primeira faixa é voltada para grupos emergentes, com equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto. Já a Faixa B é destinada a grupos consolidados, formados por equipes de pesquisa que possuam, no mínimo, cinco doutores, de ao menos duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador do projeto.

A chamada do CNPq destinará R$ 300 milhões para apoiar os projetos de pesquisa nas duas faixas. Na faixa A, os projetos têm o limite de R$ 165 mil de investimento, enquanto que na faixa B, os projetos estão limitados a R$ 275 mil cada.