Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde são premiados em evento internacional

Silvia Costa e Cleide Souza estão entre os premiados

Durante a reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), realizada concomitantemente ao 23º Congresso Internacional de Bioquímica, entre os dias 24 e 28 de agosto de 2015, em Foz do Iguaçu/PR, pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA foram contemplados com prêmios em diversas categorias.

A UFBA foi representada por uma delegação recorde de 61 participantes, entre pesquisadores e estudantes. A delegação UFBA foi principalmente composta dos pesquisadores e alunos do Laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular (LabNq), do Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos (LBBB) e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde. Participaram do evento destacados pesquisadores, dentre eles quatro prêmios Nobel (Martin Chalfie, Gunther Meister, Tom Steitz e Kurt Wuthrich).

Pesquisadores do LabNq foram contemplados com o prêmio de melhor trabalho na área de Neuroquímica. Intitulado “Agathisiflavone, a pro-estrogenic flavonoid derived from Caesalpina pyramidalis protects against glutamate excitoxicity and induced neurogenesis”, o trabalho vencedor tem autoria de Cleide Souza, Maria do Socorro Grangeiro, Vitor Diogenes, Erica Pereira, Jorge Mauricio David, D. Figueiredo, Maria de Fátima Dias Costa, Steve Rehen e Silvia Lima Costa.

O trabalho premiado resultou de projeto que consta de linha de pesquisa já consolidada no LabNq, sob a coordenação de Silvia Lima Costa, a qual estuda propriedades farmacológicas de plantas da flora regional, com amplo apoio da FAPESB, linha esta que envolve rede de pesquisa com UEFS, UFRJ, Universidade de Paris VI, Universidade do Chile, Universidade de Havana e Universidade de Madrid, originando publicações cientificas, estágios sanduiches de alunos e missões científicas de pesquisadores.

O doutorando Paulo R. Ribeiro, sob a orientação da Profa. Luzimar G. Fernandez e pesquisadores do LBBB, foi contemplado com o Prêmio Jovem Cientista na área de Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas, apresentando parte do seu trabalho de doutorado intitulado “Biochemical and molecular signature of Ricinus communis seeds and seedlings in response to different temperatures: a multi-omics approach” de autoria dos brasileiros Paulo R. Ribeiro, Luzimar G. Fernandez e Renato D. de Castro, em parceria com os pesquisadores Wilco Ligterink, Leo Willems e Henk Hilhorst, da Universidade de Wageningen (Holanda), por meio de projetos de pesquisa de cooperação internacional com o LBBB/UFBA.

O mestrando do PMBqBM, Tiago O. Ribeiro, sob a orientação do Prof. Vitor Antonio Fortuna, foi contemplado dentre os melhores pôsteres na área de Bioquímica e Biologia Molecular de Eucariotas Superiores, com o trabalho intitulado “Angiogenic potential of mesenchymal stem cells from human placenta to optimize pancreatic islets transplantation”, de autoria de Tiago O. Ribeiro, M. Trombetta-Lima, A. C. O. Carreira, M. C. Sogayar, Roberto Meyer e Vitor Antonio Fortuna Fortuna, desenvolvido no Laboratório de Imunologia da UFBA, em parceria com  pesquisadores da Universidade de São Paulo.