O início das emissões televisivas na França, nos anos 1950, buscava seguir um ideal democrático que se cumpria na missão de “informar, educar e distrair”. Dos anos 1950 aos nossos dias, a paisagem audiovisual se transformou consideravelmente: nos anos 1960, a televisão tornou-se uma mídia de massa; após 1986, ao lado da televisão pública, passou a existir um setor de canais privados que inverteram a ordem das prioridades e permitiram aos telespectadores ‘distrair-se, informar-se e educar-se’.
Esse é o tema da conferência “Televisão, cultura democrática e cultura de massa na França” que a Profa. Evelyne Cohen vai proferir no dia 27 de agosto, às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Sua abordagem trata da televisão como agente de mudanças culturais e políticas na França do século XX. A conferência é parte das atividades de comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom). A conferência, em francês com tradução consecutiva, acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, é gratuita e tem entrada livre.
Evelyne Cohen é professora de História e Antropologia Culturais da École Nationale Supérieure des Sciences de L’information et des Bibliothèques (ENSSIB-Université de Lyon). É doutora em história pela Université Paris I e pesquisadora em história da Université Paris I-Panthéon-Sorbonne. Atualmente, é co-diretora do Centro de Pesquisa de História do Livro Gabriel Naudé (ENSSIB) e pesquisadora associada do Institut National de l’Audiovisuel. É pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Images, Sociétés et Représentations (ISOR), Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne. Suas principais publicações tratam de história cultural, televisão, política e audiovisual.