Início >> Ufba Em Pauta >> Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos realiza minicurso em novembro

Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos realiza minicurso em novembro

Inscrições podem ser solicitadas até o dia 20/11

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Mulheres, resistência e (in)dependência: narrativas femininas em perspectiva de gênero. A experiência em Guiné-Bissau”, com a professora Alexandra Godinho Gomes. As atividades serão realizadas entre os dias 23 e 25 de novembro, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus da cidade de Cachoeira/BA.

O curso tem o objetivo de compreender as principais mudanças ocorridas no universo acadêmico africano relativamente à noção de gênero e às problemáticas ligadas à sua aplicabilidade nas sociedades africanas, a partir de perspectivas endógenas. O curso objetiva também compreender a importância da recuperação da memória coletiva como mecanismo de construção da identidade nacional, além de resgatar experiências de mulheres que participaram na resistência anticolonial.

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para o curso que é promovido pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA em parceiria com a UFRB. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20/11, através do envio do currículo resumido e carta de intenções para o e-mail: coletivoangeladavis@gmail.com.

Alessandra Godinho Gomes

Professora do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos-PósAfro-UFBA), Alexandra Godinho Gomes possui graduação em Historia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995) e doutorado em Historia - Università degli Studi di Cagliari (2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e estudos de gênero na África Lusófona.