Início >> Ufba Em Pauta >> Orquestra de Violões da UFBA se apresenta na Câmara Municipal de Salvador

Orquestra de Violões da UFBA se apresenta na Câmara Municipal de Salvador

Apresentação reunirá 14 violonistas da Escola de Música

Nesta quarta-feira (19/08), às 15h, acontece o Projeto Curta Cinema no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal, s/n, subsolo lateral da Prefeitura). O evento também contará com uma apresentação da Orquestra de Violões da UFBA, a partir das 17h, com a participação de 14 violonistas entre alunos e professores da Escola de Música (EMUS).

O repertório da apresentação incluirá as seguintes obras: 1) Concerto em ré menor para viola d’amore e alaúde e orquestra de cordas de Antonio Vivaldi, adaptado para a Orquestra de Violões pelos alunos Diego Esteves, Lierbeth Prata e Afonso Celso como parte do projeto de pesquisa coordenado pelo professor Robson Barreto; 2) Concerto em ré maior Op.99 para violão solo e orquestra de Mario Castelnuevo Tedesco, adaptado pelo professor da EMUS Mario Ulloa; 3) Pequeno Concerto para violão e orquestra de Heitor Villa Lobos, contendo 3 movimentos, adaptado pelo Professor Ricardo Campanogara juntamente com alunos bolsistas do PIBIC com projeto de iniciação científica da UFBA.

Na programação do projeto Curta Cinema, serão apresentados o processo de criação e o resultado final dos seguintes curtas do diretor, roteirista, produtor e editor baiano Leandro Afonso: Nunca mais vou filmar (2012, 17 min.); Lara (2013, 13 min.); e Habeas Corpus (2014, 19min.). Leandro estará mediando um bate papo após exibição dos filmes, sobre as quatro etapas de cada um deles: a pré-produção, a produção, a montagem e a distribuição.

Leandro Afonso vai dividir com o público interessado (de idade superior a 14 anos) sua experiência em fazer cinema independente na Bahia. Juntos, seus filmes têm participação em mais de 30 festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Goiânia Mostra Curtas (2013), FestCurtas BH (2014), Festival Irlandês de Cinema Latino-americano (2014 e 2015, Irlanda), Zinebi (2014, Espanha – classificatório para o Oscar). Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).