Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada Brasileira de Física tem segunda fase neste sábado

Olimpíada Brasileira de Física tem segunda fase neste sábado

Classificados de 51 municípios baianos farão provas

Estudantes de 51 municípios baianos farão as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) neste sábado (11 de agosto), das 13 às 17h. Os classificados de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho farão as provas no PAF v, Campus de Ondina. No interior do estado, as provas serão aplicadas em 32 cidades. Da Bahia foram classificados 1.800 estudantes, dos 14 mil que fizeram as provas da primeira etapa, de 264 escolas de 105 municípios. Em todo o Brasil serão 45 mil estudantes, do Ensino Médio e 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. A Olimpíada Brasileira de Física é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB e a Univasf.

Além de promover desafios, a Olimpíada Brasileira de Física tem entre seus objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidade do Ensino Médio e Fundamental e identificar estudantes talentosos em Física, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. A OBF também seleciona e prepara as equipes brasileiras que participam da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) e da International Physics Olimpiad (IPhO). O Brasil tem conseguido bons resultados nessas olimpíadas, sendo o país latino-americano com melhor desempenho. Na última Olimpíada Internacional (43ª IPhO), ocorrida na Estônia em julho último, a equipe brasileira, formada por cinco estudantes, concorrendo com 400 estudantes de 84 países, conquistou uma Medalha de Ouro e três medalhas de Bronze. Na OIbF ocorrida em 2011 no Equador, nossos quatro representantes conquistaram duas Medalhas de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze.

Maiores informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBF, Profa. Maria das Graças R. Martins, do Instituto de Física da UFBA, pelo telefone (71) 3283-6610 ou na página www.obfba.fis.ufba.br e no site da OBF Nacional (www.obf.org.br).