O Grupo de Pesquisa Saneamento e Saúde Ambiental, do Maasa (Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da UFBA), em parceria com outras entidades, lança o Observatório do Saneamento Básico da Bahia, no dia 19 de dezembro, às 16h na sede do Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia.
O Observatório tem por objetivo promover a articulação e ação conjunta, independente e crítica dos diversos atores sociais da Bahia, com vistas a defender a garantia do direito ao saneamento básico de qualidade para todos.
No projeto do Observatório, o Grupo de Pesquisa em Saneamento e SAúde Ambriental tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia; do Ministério Público da Bahia; da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Bahia; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
O Observatório visa reunir e integrar as competências e conhecimentos de diversos sujeitos sociais, com vistas a fazer avançar a capacidade crítica e de contestação no campo das políticas públicas de saneamento básico na Bahia. A proposta se justifica também pelo avanço de projetos privatizantes, pelo desmonte e recuo das políticas públicas de saneamento básico na Bahia, que têm colocado em risco o direito ao saneamneto no estado, exigindo uma resposta da sociedade.