O espetáculo teatral Sade, com dramaturgia e direção de Gil Vicente Tavares, entra em cartaz nesta quinta-feira (17/03), no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA. No elenco estão atores premiados como Carlos Betão, Marcelo Praddo, Wanderley Meira e as atrizes Fafá Menezes e Márcia Andrade. As apresentações seguem até o dia 27/03, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos terão preços populares: R$20,00 reais – inteira; e R$10,00 reais – meia entrada.
As apresentações integram a segunda edição da Mostra Prêmio Braskem de Teatro, que levará aos palcos oito espetáculos concorrentes à premiação em 2015. Sade concorre em 5 categorias: Espetáculo Adulto, Diretor, Ator, Texto e Categoria Especial. A cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio será realizada no dia 13 de abril, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Recheada de discussões sobre política, erotismo, moral cristã e bons costumes, a peça se configura como uma grande fantasia autobiográfica do Marquês de Sade (1740-1814), cuja escrita cruzou as fronteiras daquilo que se evita falar: a sexualidade não-convencional, a violência, a loucura, a homossexualidade, a cultura do estupro, além de diversos questionamentos políticos sobre o período histórico conturbado que ele viveu. Por tratar de temas que acabaram por incomodar a sociedade de sua época, Sade foi preso diversas vezes, até, ao final da vida, ser conduzido a um manicômio, onde passou os últimos dias de sua vida, entre encenações com os detentos e uma saúde fragilizada
Mais do simplesmente revelar a vida de um personagem célebre da história e da literatura, a peça toca em temas atuais como o poder, a decadência e a própria sexualidade, que extrapola os convencionalismos. Mais do que contar a história de um homem, a montagem pretende provocar reflexões sobre as relações humanas, seus jogos de poder e sexualidade.
Ficha Técnica – “Sade”
Texto, Direção e concepção geral: Gil Vicente Tavares
Diretora de produção: Fernanda Bezerra
Produtora: Jordana Feitosa
Assistente de Produção: Nicole Nunes
Assistência de direção e movimento: Bárbara Barbará
Cenografia e Luz: Eduardo Tudella
Cenotécnico: Adriano Passos
Operação de Luz: Ana Antar
Operação de som: Bárbara Barbará
Figurino: Rino Carvalho
Costureira e assistente de figurino: Lucimaureen Agra
Costureira assistente: Maria Figueredo
Maquiagem e assistente de figurino: Anna Oliveira
Assistente de maquiagem: Jana Abdon e Lando Augusto
Elenco: Carlos Betão, Fafá Menezes, Marcelo Praddo, Márcia Andrade e Wanderley Meira
Fotos de divulgação: Saulo Kainuma
Fotos do espetáculo: Carlos Barral e Adenor Gondim
Registro Audiovisual: Olho de Vidro Produções
Programação Visual: Guto Chaves
Assessoria de Imprensa: Mônica Santana