Início >> Ufba Em Pauta >> O Congresso UFBA 2024 começa dia 25, com ato de abertura na reitoria

O Congresso UFBA 2024 começa dia 25, com ato de abertura na reitoria

.

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2024, que acontece de 25 a 28 de novembro, será palco de reflexões, debates, comunicações orais e intervenções artísticas, que reafirmam o papel da instituição na produção e disseminação da ciência, no fortalecimento da arte e da cultura e na defesa da democracia. O evento abordará temas relacionados à saúde, educação, direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, entre outros.

A palestra de abertura do Congresso UFBA 2024 será cantada no repente do mestre Bule-Bule, músico, cordelista e repentista baiano, para celebrar a produção popular de conhecimento, no dia 25/11, a partir das 17 horas, na Reitoria. O Reitor Paulo Miguez será responsável pela abertura oficial do evento, que contará com apresentações artísticas das Escolas de Dança, Teatro e Música da UFBA, com participação do Madrigal e da Orquestra Sinfônica (OSUFBA).

No segundo dia do Congresso, 26/11, a partir das 09 horas, está programada a palestra "Plano Brasileiro de Inteligência Artificial", com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Rebelo Fernandes. Na sequência, às 10:30 horas, acontece a mesa "Em defesa de um financiamento público permanente para as universidades federais", com o professor João Carlos Salles, que ocupou o cargo de reitor da UFBA, entre 2014 e 2022, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFBA, Eduardo Mota, e o presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), professor Nelson Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ambas as atividades acontecem no Salão Nobre da Reitoria.

Entre as intervenções artísticas, o Palco do Restaurante Universitário de Ondina será espaço para uma diversidade de manifestações culturais. A programação do dia 26/11 inclui "A música indígena contemporânea em diálogos com a ancestralidade: Grupo musical coisa de índio", às 16h30; Zambiacuca, às 17h45; e Samba pra Rua, às 19:30. Os participantes do evento também encontrarão no campus universitário possibilidades como as Oficina de Bordado, no dia 27/11, às 8h, e Oficina de Crochê, 27/11, às 14h, ambas na Sala 201 do IHAC; e prática de Tai Chi Chuan, estilo Yang, no dia 28/11, às 09h, no Vão da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa.

A programação completa inclui mais de 3.800 trabalhos aprovados, com cerca de 900 mesas, 200 intervenções artísticas e 2700 vídeo-pôsteres. As inscrições estarão abertas a todas as pessoas interessadas através do site oficial do Congresso. Não é necessário se inscrever para acessar a programação, mas os certificados serão emitidos apenas para participantes inscritos.

Os debates realizados no Congresso contribuem para o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA, enquanto instituição pública, gratuita, de qualidade e marcada por forte compromisso social.

Em seu 78º aniversário, a UFBA celebra, ainda, o trabalho coletivo e a luta da comunidade acadêmica que resultaram nas cinco estrelas que representam a nota máxima no recredenciamento institucional e no Índice Geral de Cursos (IGC), publicados respectivamente em agosto de 2023 e abril de 2024, ambos pelo Ministério da Educação.