Já está disponível o ambiente de ensino e aprendizagem online concebido especificamente para o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) da Universidade Federal da Bahia.
O AVA Moodle UFBA – também chamado de “novo Moodle” – traz como principais inovações a capacidade para mais de 20 mil acessos simultâneos; o acesso sem necessidade de cadastro, usando apenas usuário e senha de rede UFBA; um tour orientando sobre áreas e recursos configurados; um aviso indicando o término da sessão; a integração com a plataforma ConferênciaWeb da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e a opção de acesso à relação de estudantes inscritos na sua sala virtual, com possibilidade exportação para planilha eletrônica ou documento pdf.
Além de uma interface com design modernizado e configurações atualizadas, o novo ambiente, disponível em www.ava.ufba.br, foi estruturado e atualizado para dar suporte às atividades do SLS 2020, que começam em 09 de setembro. No entanto, “já estão em andamento procedimentos para criação das salas de aulas virtuais, elaboração e armazenamento do conteúdo das diversas disciplinas e para as matrículas dos estudantes”, informa o coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA (Nead-STI/UFBA), Luciano Pinheiro.
Pinheiro explica que “a criação de um novo ambiente aconteceu, pois a comunidade UFBA demandava um ambiente com layout mais moderno há muito tempo, bem como uma versão mais nova do Moodle, que possibilitasse a instalação de plug-ins recém-lançados e atualizados”. Segundo o coordenador do Nead, “não era viável ajustar o ambiente moodle.ufba.br já existente, pois seria necessário fazer paradas no sistema, [que impactariam em] outras atividades de educação a distância [que] não pararam desde a interrupção das atividades, no último mês de março, devido à pandemia, como cursos das áreas de saúde voltados para o combate à covid-19”.
“Também não tivemos tempo hábil para ajustes, então, começar um sistema bem estruturado é mais viável tecnicamente do que fazer muitos ajustes em um que está em uso constante, ponderou o técnico”, explica Pinheiro, salientando que “era necessário atender, em pouquíssimo tempo, às resoluções e portarias da Universidade quanto ao SLS”.
Por exemplo, enquanto o Moodle anterior abrangia a comunidade UFBA e também a comunidade externa, com atividades voltadas às mais diversas finalidades, no novo AVA Moodle, o acesso é somente para a comunidade interna e não requer cadastro, bastando usar o usuário (login) UFBA. Para aqueles que não lembram seu login, o próprio ava.ufba.br traz uma página com informações de suporte técnico. Quem precisar recuperar a senha deve acessar o endereço autenticacao.ufba.br e, em caso de dúvidas, o HelpDesk UFBA pode ser acionado.
“O AVA Moodle, que está sendo chamado de ‘novo Moodle’, é o início de um projeto de integrações com outros sistemas, a exemplo do sistema acadêmico. Não houve tempo para integração agora, para o SLS, mas o projeto continua. Já entregamos o ambiente integrado à plataforma de webconferência da RNP. Este era um anseio também da comunidade universitária”, afirma Pinheiro.
O ambiente AVA Moodle está acessível à comunidade UFBA desde o dia 10/08. O curso Moodle Instrumental, ofertado pela Sead, voltado para o corpo docente, já está sendo realizado nesse novo ambiente. “É um treinamento muito importante, pelo fato de muitos docentes não terem conhecimento ou necessitarem de uma atualização quanto à utilização dos recursos que já existiam”, enfatiza a superintendente Márcia Rangel.
O webinário “Apresentação e Suporte do Novo Ava Moodle UFBA”, realizado na manhã de 17/08, mostrou as novidades e vantagens da utilização de principais funcionalidades da plataforma. O evento que contou com a participação dos expositores Haenz Gutierrez, Luciano Pinheiro, José Renato Gomes, Danilo Coimbra e Lanara Guimarães pode ser encontrado no canal da TV UFBA, no Youtube.
Design e interface renovados
“A estratégia adotada para o design da interface do novo ambiente é totalmente voltada para os usuários do sistema e abordou dois aspectos principais: a linguagem gráfica e a estrutura de navegação”, explica o responsável pelo novo layout do Moodle UFBA, professor Haenz Gutierrez.
Na linguagem gráfica, a estratégia consistiu em fazer valer o caráter institucional, destacou Gutierrez. “Desta maneira, foram adotados os símbolos e cores institucionais da UFBA e imagens relacionadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão”.
A estrutura de navegação explora os conceitos de organização, equilíbrio e affordance (acessibilidade). O suporte, os guias de utilização e os tutoriais, destinados a docente e alunos, foram reorganizados e ganharam destaque na página principal. “Há outros aspectos de atualização que dizem respeito à infraestrutura mais robusta e escalar, para suportar mais acessos simultâneos”, completou o professor.
Especificidades técnicas para uso das ferramentas
“O novo Moodle UFBA (ava.ufba.br) foi estruturado e atualizado de forma a suportar uma maior quantidade de acessos simultâneos, dentre outros aspectos técnicos. Não sabemos a demanda real prevista para o SLS até o final das matrículas (em 03/09/2020), portanto foi preciso antecipar algumas ações para dar suporte a qualquer cenário, com muitos usuários acessando ao mesmo tempo”, disse Luciano Pinheiro.
“Temos um Moodle (moodle.ufba.br), que está sendo chamado de antigo, mas na verdade, não é. O moodle.ufba.br está na versão 3.5 enquanto que o “novo” (ava.ufba.br) foi instalado na versão 3.8”, esclareceu Pinheiro. “Esta mudança significa que continuamos na família da versão 3.x, o que representa que não há mudanças no núcleo do sistema, mas adição de atualizações”, disse. Vale ressaltar que o “novo Moodle” (ava.ufba.br), tem todas as configurações e mesmos recursos para os professores, se comparado ao "Moodle antigo. Os ícones foram mantidos, bem como os recursos e atividades já conhecidos por aqueles que possuíam e possuem perfil de professor e tutor no Moodle UFBA.
Luciano conta que “nos preocupamos em mudar para uma versão do Moodle que se assemelhasse à anterior. Nesse sentido, não há necessidade de um treinamento [para quem já utilizava o sistema] por conta das novas funcionalidades. A utilização do Moodle é bastante intuitiva e nas atualizações de versão, a comunidade mantenedora do sistema (moodle.org), preserva as funcionalidades de modo que possa ser usado como nas versões anteriores”.
O ambiente anterior, por exemplo, suportava menos de mil conexões simultâneas, enquanto novo ava.ufba.br foi projetado para suportar mais de 20 mil. Entre as principais atualizações, compreendidas como inovações, temos:
- ao acessar um curso, pela primeira vez, é possibilitado ao usuário fazer um tour, exibindo as principais áreas e recursos configurados no ambiente;
- agora, o Moodle envia uma mensagem na tela (pop up), avisando que a sessão irá expirar (antes, ao expirar a sessão, o usuário tinha a sensação de ainda estar conectado e só descobria ao tentar salvar algo e não conseguir);
- o próprio docente no AVA agora tem a opção de acessar a relação de inscritos na sua sala virtual e exportar em planilha eletrônica ou pdf.
A sala de aula virtual somente será criada em ava.ufba.br se for voltada ao SLS e atender à resolução 01/2020 do CAE. Os docentes que optarem por seguir o cronograma de planejamento acadêmico (de 03 a 27/08/2020) terão suas disciplinas criadas de forma automatizada, a partir dos dados inseridos no SIAC e SIGAA: até o dia 03/09 serão informados os links de cada sala virtual. No entanto, para aqueles docentes que irão ministrar um componente curricular e já têm essa confirmação, foi aberta a possibilidade de solicitar antecipadamente a criação da sala virtual, pelo e-mail moodle@ufba.br.
Para sanar dúvidas consulte o FAQ Moodle ou a página do Suporte Técnico para o SLS.