Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar – Marcos Paraguassu

Nota de pesar – Marcos Paraguassu

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor aposentado da Faculdade de Arquitetura (Faufba) Marcos Paraguassu de Arruda Câmara, ocorrido no último dia 02 de abril de 2020.

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), com mestrado em Ciências Sociais pela UFBA (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São  Paulo (1995), Paraguassu atuou principalmente nos seguintes temas: Urbanismo, Historia e Cidade.

Em nota, o professor Sérgio Ekerman, diretor da Faufba, destacou o “atuante planejador, com larga experiência prática e contribuições ao estado da Bahia. Pertenceu a uma geração de profissionais que dedicaram sua trajetória a universidade e à luta comum de combate às desigualdades sociais, inclusive como liderança estudantil nos esforços pela (re)democratização do país, nos anos 60/70. Ao voltar do exílio se destacou na área acadêmica como dedicado docente, tendo produzido ... pesquisas referenciais para a área do Urbanismo e do Planejamento Urbano, articulados ao campo da História da Cidade e do Urbanismo, cabendo destacar sua contribuição para a reconstituição histórica e cartográfica do processo de constituição da cidade de Salvador.”

Enlutada, a UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas da Faculdade.