Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de Pesar - João Eurico Matta

Nota de Pesar - João Eurico Matta

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do seu Professor Emérito João Eurico Matta, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 09/11. Nascido em Salvador, em 16 de julho de 1935, o professor João Eurico Matta era respeitado e estimado por suas realizações, em especial por sua luta pela profissionalização da administração pública e de empresas.

Professor e diretor da Escola de Administração da UFBA, fez parte do colegiado fundador do Mestrado em Administração e foi também professor de uma disciplina especial do primeiro Mestrado em Educação. Dirigiu o ISP–Instituto de Serviço Público - Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (1989-1992). Dedicou-se à UFBA por trinta e oito anos antes de se aposentar, em 1992. A direção da EADUFBA expressou em nota "a perda do tão querido professor, amigo e intelectual João Eurico Matta, pioneiro do campo da Administração na Bahia e no Brasil, e que nos deixa um legado de fundamental importância e que jamais será esquecido”.

Para além da UFBA, João Eurico Matta foi professor titular de Administração da Universidade Católica do Salvador. Foi também Secretário de Estado Extraordinário para a Reforma Administrativa entre 1963 e 1967, durante o governo Lomanto Júnior. Membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), lançou, em 2017, o livro "Modernização do Poder Executivo na Bahia: Estratégia e Dinâmica do Programa de Reforma Administrativa do Governo Lomanto Júnior (1963-1967), obra que trata do processo de declínio da estrutura administrativa da Bahia, até a implantação de uma nova estrutura moderna.

Como Conselheiro eleito do Sistema CFA-CRAs, presidiu o Conselho Regional de Administração da Bahia de 1997 a 2006. Além da Academia de Letras da Bahia, foi membro da Academia Baiana de Educação e da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, além de sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Foi também fundador e presidente de honra da Academia Baiana de Ciência da Administração.

Enlutada, a UFBA se solidariza com os seus colegas, familiares, amigos e comunidade baiana.