Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar: Eliza Maria Ferreira Veras da Silva

Nota de pesar: Eliza Maria Ferreira Veras da Silva

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lamenta profundamente o falecimento da professora aposentada Eliza Maria Ferreira Veras da Silva, cuja trajetória profissional e de vida inspirou gerações, sobretudo de mulheres negras na matemática.

Eliza Maria nasceu em 1944, em Ituberá, Bahia. Incentivada pela mãe, Dahil, mostrou um talento excepcional na escola, passou então a lencionar em vários colégios ao se mudar para Salvador. Em 1964, foi aprovada em 2º lugar no vestibular de graduação em matemática na UFBA - bacharelado e licenciatura. Após pegar o diploma, tornou-se professora assistente no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFBA, local que seria sua casa afetiva e profissional por muitos anos. No início dos anos 1970, ganhou uma bolsa da Unesco para fazer mestrado e depois doutorado na Universidade de Montpellier, na França, onde trabalhou com o algebrista Artibano Micali.

Reconhecida como a primeira mulher negra a obter um doutorado em matemática no Brasil, ela deu aulas e foi vice-diretora do Instituto de Matemática da UFBA até se aposentar, em 1994. Em 2022, foi homenageada pela UFBA com o “Programa de Apoio a Projetos e Iniciação Científica em Matemática Professora Dra. Eliza Maria Ferreira Veras da Silva”, que apoia a formação de estudantes negras e negros. 

O diretor do IME/UFBA, Kleyber da Cunha, ao comunicar o falecimento da estimada professora, escreve: "Eliza Maria enfrentou desafios e superou barreiras sociais e acadêmicas para alcançar seus objetivos. Sua trajetória inspiradora é um exemplo de perseverança e talento, abrindo caminho para outras mulheres negras na área da matemática".

Neste momento de dor e tristeza, a UFBA se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Eliza Maria.