Início >> Ufba Em Pauta >> Naomar apresenta palestra “Reconhecer Flexner”

Naomar apresenta palestra “Reconhecer Flexner”

Flexner promoveu reformas na Educação em Saúde

A Sessão de Pesquisa Orientada do Instituto de Saúde Coletiva realiza na próxima sexta-feira (dia 24) a palestra intitulada “Reconhecer Flexner: reformas universitárias no campo da saúde”, que será proferida pelo Prof. Naomar de Almeida Filho. A palestra terá lugar no próprio ISC (Campus do Canela). Em 1910, foi publicado o estudo Medical Education in the United States and Canada – A Report to the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching, que ficou conhecido como o Relatório Flexner (Flexner Report). O Relatório Flexner é considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos Estados Unidos da América (EUA), com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial. Flexner considerava a maioria das escolas médicas dos EUA e Canadá desnecessária ou inadequada.

A produção do trabalho de Flexner permitiu reorganizar e regulamentar o funcionamento das escolas médicas, mas desencadeou um processo de extirpação de todas as propostas de atenção em saúde que não professassem o modelo proposto. Teve como grande mérito a busca da excelência na preparação dos futuros médicos, introduzindo uma salutar racionalidade científica, para o contexto da época. Entretanto, ao focar toda a sua atenção neste aspecto, desconsiderou outros fatores que afetam profundamente os impactos da educação médica na prática profissional e na organização dos serviços de saúde.

Ele assume, implicitamente, que a boa educação médica determina tanto a qualidade da prática médica como a distribuição da força de trabalho, o desempenho dos serviços de saúde e, eventualmente, o estado de saúde das pessoas. As necessidades de saúde são tomadas como o ponto de chegada e não como ponto de partida da educação médica. Esta visão ainda pode ser facilmente encontrada hoje, inclusive nas faculdades de Medicina do Brasil.