Início >> Ufba Em Pauta >> Museu de Arte Sacra da comemora os seus 60 anos de fundação no dia 09/08

Museu de Arte Sacra da comemora os seus 60 anos de fundação no dia 09/08

MAS foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia comemora os seus 60 anos de fundação, no próximo dia 09 de agosto, às 19 horas. A data será celebrada com um concerto da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA, sob a regência do professor José Maurício Brandão, na Capela do Museu, no Dois de Julho.

O Museu guarda atualmente a maior coleção de arte sacra do país e é também um importante instrumento de investigação científica e disseminação de conhecimento à comunidade acadêmica e à sociedade por meio de cursos, pesquisas e visitações, que chegam, em média, a cinco mil por ano.

Em 1959, o reitor Edgard Santos criou o Museu de Arte Sacra da Bahia (MAS), primeiro museu universitário do Estado, através de um convênio com a Arquidiocese de Salvador da igreja católica. O local era sede do antigo Convento de Santa Teresa D’Ávila, localizado na rua do Sodré, próximo à Praça Castro Alves, que foi fundado pelas Carmelitas Descalças em 1697. Com uma rica história, abrigou o Seminário Arquiepiscopal e serviu também de alojamento para as tropas portuguesas nas lutas pela Independência da Bahia.

A parceria com a Arquidiocese de Salvador foi renovada em novembro de 2017, estabelecendo o mesmo tempo de duração do primeiro acordo, 60 anos. O MAS – e seu acervo- é tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938. Em 1985, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.