Início >> Ufba Em Pauta >> Minicurso sobre crédito comemora o Dia do Estatístico na UFBA

Minicurso sobre crédito comemora o Dia do Estatístico na UFBA

Atividade focará nos modelos de risco de crédito

Para comemorar o Dia do Estatístico, o Departamento de Estatística do Instituto de Matemática da UFBA promove no próximo dia 25/05, o minicurso: Modelagem de Risco de Crédito, que será ministrado pelo Professor Carlos Alberto Diniz  da UFSCar. Até o dia 23/05 poderão ser feitas as inscrições para a atividade que acontecerá às 8h30, no Auditório do Instituto de Matemática, localizado no campus de Ondina.

O Minicurso tem como objetivo apresentar os modelos de Risco de Crédito que compreendem uma das principais ferramentas de suporte a concessão de crédito. O desenvolvimento de tais modelos baseia-se, geralmente, na construção de um procedimento formal para descrever quais características dos clientes estão, efetivamente, relacionadas com o seu risco de crédito e qual a intensidade e direção desse relacionamento. A ideia central consiste na geração de um escore ou de um grupo de escores através dos quais clientes potenciais possam ser ordenados segundo a sua chance de inadimplência. Neste minicurso são apresentados os procedimentos estatísticos comumente utilizados na modelagem de Risco de Crédito.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail dia.do.estatistico.ufba@gmail.com, escrevendo no campo assunto “Dia do Estatístico”.  O valor do investimento é R$ 40,00 para profissional e R$ 20,00 para estudante.