A visita do matemático brasileiro Artur Ávila à UFBA, nesta quinta-feira (22/10, às 17h), terá cobertura ao vivo pela TV UFBA. O link para quem quiser acompanhar o evento pela internet é aovivo.ufba.br/ufbadebate.
Premiado com a Medalha Fields em 2014 - espécie de "Prêmio Nobel" da Matemática concedido a pesquisadores com idade até 40 anos - Ávila participará, no Salão Nobre da Reitoria, da mesa-redonda “O que faz um matematico?”.
Participarão da mesa-redonda os professores Olival Freire Jr. (Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA), Roberto Rivelino Moreno (Instituto de Física da UFBA), Thierry Petit Lobão e Vilton Pinheiro ( Instituto de Matemática da UFBA) e o matemático Paulo Rogério Souza Brandão (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada- IMPA).
Realizado pelo Departamento de Matemática da UFBA, o evento, aberto ao público, abordará as seguintes questões: o que é pesquisa em Matemática? O que um pesquisador em Matemática faz? Como alguém se torna um pesquisador em Matemática (e em Ciência, em geral) no Brasil?
Primeiro latino-americano a ganhar a Medalha Fields, Ávila é o único matemático com formação feita no hemisfério sul do planeta a ter recebido tal honraria. Atualmente, o pesquisador carioca é vinculado IMPA e ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França.