O servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na materialização do Estado como entidade política responsável pela prestação de serviços à população em diversos setores da organização das coletividades humanas e, portanto, agentes da construção dos espaços sociais públicos por natureza.
Diferentemente das pessoas que prestam serviços temporários ao poder público, tais como aqueles que desempenham cargos políticos, cargos de confiança ou que são servidores contratados temporariamente, o servidor público estatutário desempenha sua função ao longo dos anos tornando-se, portanto, profundo conhecedor dos processos e da gerência da prestação de serviço à população.
Essa é, com certeza, uma responsabilidade imensa que envolve não apenas a vida das organizações públicas, mas também a vida das pessoas que tomam a decisão de serem servidores públicos. Como servidores públicos, precisamos ter a clareza de que esta é uma função de alta relevância social, cujas carreiras se constroem ao longo do tempo, em que, na maioria das vezes, não se vislumbram perspectivas de crescimento financeiro como, por exemplo, podem ser vislumbradas no setor privado.
A importância de nosso trabalho precisa ser reconhecida em seus diversos aspectos. Um deles, que julgamos fundamental, refere-se à clareza que cada servidor precisa ter de sua importância para a Instituição em que trabalha, do lugar que ocupa numa vasta rede de interações que produzem a vida diária institucional, contribuindo para a construção de uma imagem pessoal e institucional que tanto pode ser positiva, interna e externamente, quanto negativa.A reflexão sobre essas possibilidades, com certeza, contribuirá para que cada um de nós, a despeito das dificuldades encontradas todos os dias, mas também a partir das alegrias da convivência com os colegas, com os alunos, com o ambiente de trabalho, possamos avaliar a exata dimensão do quanto cada um de nós é importante para definirmos cotidianamente a vida da instituição em que trabalhamos.
Nesse dia em que se homenageia o Servidor Público, queremos pensar sobre o que temos, mas também sonhar com uma UFBA cada dia melhor, como um lugar aberto ao diálogo e a negociação em prol do bem comum, do bem servir à sociedade com o melhor que possamos ter como pessoas e como instituição.
Só assim, poderemos afirmar nossa identidade como servidores públicos que atuam em uma instituição que, por um lado, precisa conhecer, reconhecer e fortalecer a sua tradição histórica e, por outro, voltar-se para o presente e para o futuro, buscando inovar suas práticas, desenvolver novas formas de demarcar seu lugar na construção de um mundo mais solidário, de forma competente e comprometida com os melhores resultados para a sociedade.
Esses resultados somente serão alcançados de forma solidária, com o envolvimento, a adesão e o compromisso de todos os servidores públicos que trabalham na Universidade Federal da Bahia, o que nos fará sentir orgulho todos os dias do trabalho feito, e ter clareza sobre o muito que ainda temos por fazer para servir de forma adequada à sociedade.
Salvador, 28 de outubro de 2011
Dora Leal Rosa
Reitora
Antônio Eduardo Mota Portela
Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas
Rosilda Arruda Ferreira
Coordenadora de Desenvolvimento Humano
Fernando Jorge Carrera Saldanha Filho
Superintendente de Pessoal
Maria Luiza Dias dos Santos
Diretora do Serviço Médico Universitário Rubens Brasil