Início >> Ufba Em Pauta >> Membros do Etnomídia têm aula sobre Análise do Discurso

Membros do Etnomídia têm aula sobre Análise do Discurso

Atividade acontece em parceria com o NEAD, da UCSal.

 

 

Uma parceria firmada entre o Grupo de Pesquisa em Mídia e Etnicidades (Etnomídia), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Núcleo de Estudos da Análise do Discurso (NEAD), da Universidade Católica do Salvador (UCSal.), promove, nesta sexta-feira (27 de abril), a partir das 15h, uma nova edição do minicurso “Análise do discurso: como ler e compreender”. Ministrado pela Profa. Maria Amélia Gaiarsa, o curso, que a princípio seria oferecido apenas aos membros do Etnomídia, é aberto a interessados e acontece no Espaço Cultural da UCSal., no Campus da Federação.

O objetivo da aula, segundo a professora, é prover os alunos de instrumentais que os capacitem a lançar um olhar mais amplo sobre os textos. “O nome do curso já diz. A proposta desta teoria é exatamente uma nova forma de leitura. Uma nova forma de compreender os sentidos do texto. É uma teoria, criada pelo francês Michel Pêcheux, que leva em consideração, no ato da leitura, não apenas aquilo que está explícito nos textos. Daí a sua contribuição para as mais diversas áreas”, explica Maria Amélia.

Os membros do Etnomídia estão trabalhando atualmente na realização de três pesquisas. Sendo uma delas sobre a representação dos grupos sociais historicamente discriminados (negros, índios e ciganos) nos principais veículos impressos do país. Os bolsistas acompanham, por meio de seleção e análise de notícias, como os temas relacionados a estes grupos são abordados pela mídia. Uma das responsáveis por este trabalho, a bolsista Ana Paula Costa, avalia como de grande importância a participação no curso. “Tenho certeza que as ferramentas que nos serão apresentadas contribuirão muito com o nosso trabalho”, ressalta.

O NEAD foi criado no ano de 1999, no Instituto de Letras da UCSal., com o objetivo principal de estudar as teorias do discurso e aplicá-las na análise de textos diversos. O grupo é coordenado atualmente pelos professores João Antonio Neto e Maria Amélia Gaiarsa. Além das pesquisas, realiza cursos e seminários sobre Análise do Discurso.