Início >> Ufba Em Pauta >> Marcha Virtual pela Ciência, da SBPC, será no dia 07 de maio

Marcha Virtual pela Ciência, da SBPC, será no dia 07 de maio

Conheça a programação e participe

Com uma programação dedicada exclusivamente ao debate sobre a pandemia de covid-19 e as suas conseqüências, a UFBA participa da Marcha Virtual pela Ciência que acontece nesta quinta-feira, 7 de maio, promovida pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) em parceria com diversas entidades científicas.

O dia será marcado por um ampla programação de atividades, das 8 às 18 horas, com análise sobre os impactos do novo coronavírus nas áreas da saúde e das ciências humanas, considerando temas como a situação epidemiológica no Brasil, os modelos matemáticos no enfrentamento da crise, nutrição e imunidade, a presença do Sars-coV-2 no sistema de esgoto e suas implicações em saúde pública, entre outros. A programação completa poderá ser acompanhada através das redes sociais no youtube/tvufba e no Facebook.

Conforme ressalta o professor Sérgio Ferreira, coordenador de Ensino de Pós-Graduação, será o momento para trocar informações atualizadas de pesquisas em andamento, com uma abordagem multidisciplinar sobre as diversas questões relacionadas ao coronavírus, que despertam grande interesse de estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas e de toda a sociedade. O sistema de transmissão online da programação local é o mesmo que será adotado durante o Congresso Virtual da UFBA neste ano. Será também uma forma de preparação para o evento que acontecerá entre os dias 19 e 28 de maio.

A abertura da marcha virtual será com o reitor da UFBA João Carlos Salles, às 8 horas. Na seqüência serão atualizadas informações sobre prevenção e tratamento da Covid-19, com o infectologista Carlos Brittes, professor da Faculdade de Medicina da UFBA.

Também serão compartilhados resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas pela universidade, a exemplo do serviço de tele triagem de pacientes com suspeita de diagnóstico positivo, realizado em parceria com a Fiocruz-BA. Já o grupo GeoCombate apresentará os resultados de estudos sobre a disseminação do vírus a partir do fluxo de pessoas na cidade e das condições socioeconômicas de cada bairro.

As atividades nacionais da Marcha pela Ciência acontecem às 10h30, com o seminário sobre o tema “Ciência e Corona”, e às 15 horas, com um seminário que propõe o debate sobre o financiamento da ciência no país, ambos nas redes sociais da SBPC, no Facebook e no Youtube. Também estão programadas duas ondas de twitaços, às 12h e às 18 horas, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. No encerramento do evento, o publico poderá acompanhar um recital de piano com Beatriz Alessio, professora da Escola de Música.

Envie seu vídeo

Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência sobre temas de ciência, educação e saúde e convocando para a Marcha.
Todos podem participar desta etapa da campanha de produção de depoimentos curtos. Abaixo algumas sugestões de perguntas que os participantes podem responder:

Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
    Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
    Que outras medidas devem ser adotadas?
    Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
    Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

O vídeo deve ter duração de 30 segundos a um minuto. O participante deve se apresentar brevemente no início – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa. O depoimento pode ser gravado em celular mesmo, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Alternativamente, é possível também enviar uma declaração por escrito, em uma frase com até 120 caracteres. Neste caso também solicitamos que a pessoa envie uma breve apresentação – nome, atividade que desenvolve e que instituição representa – junto ao seu depoimento. E se desejar, seu endereço nas redes sociais, para linkarmos.

Todos os depoimentos podem ser enviados para o e-mail oficial da Marcha Virtual pela ciência: marchavirtual@sbpcnet.org.br.