Início >> Ufba Em Pauta >> Livro sobre Paulo Freire tem lançamento na Reitoria

Livro sobre Paulo Freire tem lançamento na Reitoria

Autor é considerado um dos últimos comunistas do Brasil

Em conjunto com o Irdeb, a UFBA faz nesta sexta-feira (1 de outubro), às 10h, o lançamento do livro “Cenários da libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade”, de autoria de Clodomir Santos de Moraes, na ante-sala do Gabinete da Reitora. Baiano de Santa Maria da Vitória, Clodomir Santos de Morais foi repórter dos Diários Associados e de outros jornais, durante 13 anos. Formou-se em Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Foi deputado estadual em Pernambuco e um dos dirigentes das Ligas Camponesas de Julião, fatos que lhe custaram dois anos de prisão, torturas e depois um longo exílio e dez anos de direitos civis cassados, impostos pelo golpe militar de 1964.

Sua experiência, surgida da criação e desenvolvimento de um método de capacitação massiva para organizar várias daquelas Ligas Camponesas, levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outra agência da ONU dedicada à Agricultura (FAO), a contratarem Clodomir Santos de Morais para ser o Conselheiro em Capacitação e Organização dos camponeses em processos de reforma agrária e desenvolvimento rural e, posteriormente, para dirigir projetos da ONU, em Honduras, Panamá, México, Portugal, Nicarágua e para assessorar reformas agrárias do Peru, Costa Rica, Angola, Moçambique e Guiné Bissau. Clodomir fez especialização em Antropologia Cultural na Faculdade de Direito do Chile e especialização em Reforma Agrária, no ICIRA de Santiago.

Posteriormente fez doutorado em Sociologia na Universidade de Rostock, Alemanha. Durante quatro anos foi professor residente nesta universidade, por um ano na Universidade de Brasília, por três na Universidade Autônoma de Chapingo no México e por dois anos na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Ademais foi conferencista nas Universidades de Manchester (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Wisconsin (Estados Unidos) e em grande número das universidades públicas hispano-americanas. Além de Cenários da Libertação, editado pela Edufro – Editora da Universidade Federal de Rondônia, Clodomir Santos de Morais tem 20 livros publicados, a maioria em espanhol e português, destacando-se a sua cartilha “Teoria da organização”, com mais de 300 edições em 43 países e em vários idiomas.