Início >> Ufba Em Pauta >> Livro do mês da Edufba destaca a Baía de Todos os Santos

Livro do mês da Edufba destaca a Baía de Todos os Santos

Jailson Andrade e Vanessa Hatje organizam a obra

Em seguimento à ação Livro do Mês Edufba, a Editora da Universidade Federal da Bahia oferece desconto de 20% no preço do livro Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos, organizado por Vanessa Hatje e Jailson Andrade. Esta promoção é válida durante todo o mês de junho nas Livrarias Edufba: Posto 1 (Canela) e Posto 2 (Ondina). A escolha desta obra é uma homenagem ao Dia da Ecologia e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorados em 05 de junho.
Baía de Todos os Santos: aspectos oceanográficos é fruto do empenho de uma equipe multidisciplinar, formada por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, que reuniram o conhecimento científico gerado sobre a oceanografia da Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía da costa brasileira. Os capítulos que compõem este livro remetem o leitor inicialmente à evolução geológica da Baía, passando, em seguida, pela descrição dos processos físicos e meteorológicos, até a ocupação da biota, descrito na obra em termos de ambientes bentônico e pelágico. A última parte do livro apresenta uma síntese de trabalhos sobre a contaminação da Baía.
Esta obra disponibiliza, então, embasamento científico para a interpretação da situação atual da Baía de Todos os Santos, importante para o planejamento de projetos de pesquisa e de ações gerenciais que venham a garantir a recuperação e a preservação de sua riqueza natural, com seus recifes de corais, estuários e manguezais, bem como a promoção da qualidade de vida das populações do Recôncavo Baiano.