A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza nesta terça-feira (19 de junho) o lançamento do livro “A construção da escola primária na Bahia: guia de referências temáticas nas leis de reforma e regulamento (1890-1930)”, organizado por Elizabete Conceição Santana, Jaci Maria Ferraz de Menezes, Maria Alba Guedes Machado Mello, Ladjane Alves Souza, Natalli Soeiro Costa, Sandra Silva e Souza e Verônica de Jesus Brandão. O evento acontece às 9h, na abertura do seminário Pesquisa Documental: Relatos de Experiências, no Auditório Professor Jurandir Oliveira (DEDC I), em Salvador.
Integrante da coleção Memória da Educação na Bahia, esta obra reúne documentos sobre a construção da escola primária na Bahia entre os anos de 1890 e 1930. Divide-se em três partes: Do direito à educação primária, que aborda questões relacionadas à responsabilidade de criar escolas;Organização do ensino em geral, que trata da estrutura do ensino público e primário, dos objetivos da instrução pública e da administração do ensino; e A escola primária, que discute assuntos como o papel e a capacitação dos professores no ensino primário, os tipos de classificação das escolas e a inspeção escolar.
Antes destas três partes, são apresentados dois artigos: O currículo como ponto de partida para a construção de referências sobre a escola primária e A república e a construção do direito à educação na Bahia. São apresentadas, também, as referências temáticas sobre o ensino primário entre os anos 1890 e 1930. Desta forma, este livro constitui-se, como o próprio nome sugere, em um guia para a compreensão das leis de reforma e regulamentos que foram fundamentais no processo de construção da escola primária na Bahia.