Para muitos alunos, a vida na universidade vai muito além do campo acadêmico. Afora os centros e diretório acadêmicos, existem também organizações como as associações atléticas, que promovem festas, campeonatos esportivos e integração entre os universitários. Com esse propósito de integração e incentivo ao esporte, foi criada no início de 2016 a Liga das Atléticas da UFBA, que reúne associações dos cursos de medicina, administração, direito, engenharia mecânica, engenharia civil, odontologia, matemática e estatística, arquitetura e bacharelados interdisciplinares.
O movimento das atléticas na UFBA, de certa forma é recente. Sem considerar as do curso de Medicina e Direito que datam de 2012 e 2015, respectivamente, todas as outras surgiram no final do ano passado e começo deste ano . A iniciativa de criação da liga teve a intenção de possibilitar uma outra experiência universitária para os estudantes, conta Ramon Caésar, diretor da Atlética dos Bacharelados Interdisciplinares.
“Vimos que o esporte na UFBA estava bastante desvalorizado, junto a isso, vimos muitos colegas com problema de saúde por conta de toda a pressão que se tem no ambiente universitário. Com a liga queremos incentivar uma prática saudável associada a integração estudantil também.”
Foram realizadas seis reuniões para o planejamento das atividades e organização interna da Liga, desde o início do ano. “ Nosso estatuto está em andamento e começamos a distribuir os cargos. Nesse início estamos dialogando muito com as atléticas de Direito e Medicina que já existem há um certo tempo, estamos vendo como elas funcionam e se organizam. Elas estão colaborando muito com o desenvolvimento das novas atléticas. No sábado passado houve seletiva da atlética dos Bacharelados Interdisciplinares e a atlética de Direito nos emprestou todo o material”, conta Ramon.
Mário Sérgio Nascimento,coordenador de esportes da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) ressaltou a importância de iniciativas como essa para a construção de uma cultura do esporte na Universidade e afirmou que o GT Esporte dará todo suporte e apoio para a Liga. “Nossa intenção é institucionalizar o núcleo GT Esporte e tornar a prática esportiva uma prioridade da Universidade. Queremos criar uma estrutura que permita a integração e a ampliação dos eventos esportivos na UFBA. Hoje em dia eles acontecem de maneira muito pontual, são organizados de maneira independente por cada unidade acadêmica.”, diz Mário Sérgio
Criado em julho de 2016, o GT Esporte tem como objetivo desenvolver um plano para a política esportiva no âmbito universitário, implementar programas e projetos esportivos e de lazer para atender à comunidade universitária. Fazem parte desse núcleo de trabalho professores do departamento de Educação Física da Faculdade de Educação, representantes da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Núcleo de Esportes da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), Diretório Central dos Estudantes, Movimento Universitário Desportivo, Instituto de Ciências da Saúde, e os sindicatos de docentes e de servidores técnicos, APUB e ASSUFBA.
Karol Ribeiro, diretora de comunicação da Atlética dos Bacharelados Interdisciplinares faz um convite à comunidade acadêmica para se envolver e participar das atividades propostas pela Liga. “Queremos que os estudante se engajem, que abraçem a iniciativa e que tragam novas ideias e sugestões. O movimento das atléticas e, consequentemente, a prática esportiva é muito importante não só para a Universidade, mas para os estudantes também”, finalizou Karol
Quer saber mais sobre os últimos eventos da Liga? Acompanhe a página no facebook: https://www.facebook.com/ligaatleticasfederal/?fref=ts
Fonte: Edgard Digital