Início >> Ufba Em Pauta >> Lançamento de livro sobre Faculdade de Direito é adiado para próxima segunda (25)

Obra presta homenagem aos 124 anos da unidade

A Faculdade de Direito da UFBA comunica o adiamento da atividade de lançamento do Livro em Homenagem aos seus 124 anos de existência, em virtude do falecimento do servidor Jovino Ferreira Filho. O lançamento do livro que seria realizado no dia 20/05 foi transferido para a próxima segunda-feira (25/05), às 19:45h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito.

Intitulado “Faculdade de Direito da Bahia: processo histórico e agentes de criação da Faculdade Livre no final do século XIX”, o livro aborda os vários protagonistas que fizeram da instituição a primeira Faculdade da República. A obra é de autoria do professor Júlio Rocha e é um tributo à construção coletiva em meio aos 124 anos da FDUFBA.

O volume analisa as condições políticas do início da República, a Reforma Benjamim Constant e o processo de criação das Faculdades Livres. Faz reflexão sobre as condições históricas que possibilitaram o surgimento da Faculdade da Bahia, suas primeiras turmas, direção, congregação, revista da Faculdade de Direito e fatos marcantes, como o Manifesto dos Estudantes da Faculdade de Direito contra o massacre das forças armadas aos conselheiristas, na ocasião da Guerra de Canudos que aconteceu em 1897.

O autor

Julio Cesar de Sá da Rocha é Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Vice-Diretor eleito da FDUFBA (2013-2017) possui Mestrado (PUC São Paulo, 1998) e Doutorado em Direito (PUC São Paulo, 2001), Pós-Doutorado em Antropologia (UFBA, 2012), Professor Concursado de História do Direito e Sociologia Jurídica da FDUFBA. Do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA (Mestrado e Doutorado). Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da UFBA (MPSPJC). Da Law and Society Association (LSA, EUA). Coordenador da Comissão de Memória e Verdade Eduardo Collier Filho.  Do Laboratório de História do Direito da FDUFBA.