Durante este mês de dezembro o Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA (LabFoto) entrará em circuito na cidade de Salvador. Serão duas exposições, uma projeção pública e um café fotográfico, em três diferentes espaços da capital, que trazem a produção e as discussões propostas pelo laboratório. A fotografia na Bahia guarda grandes referenciais desde o seu surgimento no século XIX e, diante das grandes transformações conceituais e tecnológicas, pulsa com intensidade e desperta interesse cada vez maior dos fotógrafos mais experientes e, também, no universo crescente de jovens fotógrafos. A partir desse mote o Circuito LabFoto buscará, através de uma ação de extensão universitária, movimentar alguns espaços da cidade em torno dessa linguagem.
A programação se inicia na próxima quarta-feira (dia 7), com a vernissage da exposição Espetáculos do Corpo, que ficará em cartaz no Ciranda Café até o dia 22 de dezembro, onde fotógrafos do LabFoto expõem representações do corpo em performances de dança e teatro. Um diálogo inquietante entre uma matéria prima já visualmente formatada na montagem do espetáculo, dos seus cenários, luzes e figurinos, e o que seria específico, particular, do registro fotográfico. No dia 9 acontecerá a projeção do Olhos da Rua 12. Para a edição do mês de dezembro, a última do ano, os curadores do projeto selecionarão os melhores trabalhos apresentados nas projeções anteriores. As exibições do Olhos da Rua tiveram início em fevereiro de 2011, e seguiram com projeções abertas ao público, sempre ao final de cada mês no Centro Histórico de Salvador. Para a última edição do ano o Sebo Praia dos Livros, no Porto da Barra, foi o local escolhido.
Já no dia 14 haverá a terceira edição do Café Fotográfico, com a presença da fotógrafa Isabel Gouvêa e do professor de fotojornalismo e fotógrafo Rodrigo Rossoni. Promover o intercâmbio cultural e interações profissionais em torno da fotografia contemporânea é um dos principais objetivos do evento. Sempre no Ciranda Café, no bairro do Rio Vermelho, serão compartilhadas as experiências daqueles que vivenciam o estado da arte no cenário da fotografia, em diálogo com a comunidade de fotógrafos baianos e com outros profissionais afinados com a temática. E no dia 15 acontece a vernissage da exposição Boneca Sai da Caixa, no Foyer do Espaço Xisto Bahia, que ficará em cartaz até o dia 15 de janeiro de 2012. Pelo quinto ano consecutivo a equipe do LabFoto montou um estúdio no vão livre do Teatro Castro Alves para fotografar as bonecas no Dia do Orgulho Gay em Salvador. O projeto, iniciado em 2007, dialoga com a ainda polêmica questão da sexualidade, tema-tabu que desde sempre esteve presente na história da fotografia.
Os parceiros Objetiva, Ciranda Café, Sebo Praia dos Livros, ISO Studio Digital, TAZ, Beco da Rosália, Fundação Cultural do Estado da Bahia dão apoio à iniciativa do Labfoto/Facom.