Início >> Ufba Em Pauta >> Jailton Souza de Almeida - Nota de pesar

Jailton Souza de Almeida - Nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor do Instituto de Física Jailton Souza de Almeida, aos 49 anos, vítima da Covid-19.

Graduado e mestre em física pela UFBA e doutor em física pela Universidade de Uppsala, na Suécia, Jailton Almeida ingressou como docente na UFBA em 2008, lotado no Departamento de Física Geral. Atuou como revisor de diversos periódicos internacionais - entre os quais Physical Review Letters, Physical Review B, Applied Physics Letters, Scientific Reports, Cogent Physics - e possui dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais, com mais de 500 citações.

Foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), de 2007 a 2011, e era consultor de universidades, institutos federais, e fundações de amparo à pesquisa. Atuou também na Universidade de Uppsala como professor visitante, com projeto financiado pela União Europeia, e tinha experiência em High Performance Computing, tendo montado um cluster de computadores a partir de PCs para simulação computacional de propriedades físicas de sólidos.

"Colega e professor respeitado e querido por toda a comunidade do nosso instituto, Jailton deixará uma permanente lacuna entre nós, mas estará sempre em nossa memória e nossos corações", afirmou, em nota, o diretor do Instituto de Física, professor Ricardo Miranda.

O sepultamento acontece na cidade de Catu. A UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas.