Início >> Ufba Em Pauta >> Instituto de Biologia tem mesa-redonda sobre modelagem

Instituto de Biologia tem mesa-redonda sobre modelagem

Charbel Niño E-Hani fala sobre modelos em ciência

O Seminário Novos e Velhos Saberes do Instituto de Biologia da UFBA terá como atividade, nesta sexta-feira (3 de dezembro), às 10h, a mesa-redonda “Modelos e modelagem computacional em Biologia”, com apresentações do Dr. Charbel Niño El-Hani (sobre modelos em ciência) e do mestre em Ecologia Vitor Rios (sobre modelagem computacional). O evento é promovido pela disciplina “Introdução à modelagem computacional de sistemas biológicos complexos”, do curso de Ciências Biológicas, ministrada pelo Prof. Pedro Rocha. No mesmo dia, às 15h, os estudantes da disciplina realizarão uma feira de modelagem computacional, quando será inaugurado o blog sobre modelos em biologia e serão apresentados diferentes modelos computacionais aplicados à investigação de fenômenos biológicos. O blog e os modelos representam os trabalhos desenvolvidos durante a disciplina. A iniciativa da criação da disciplina e de seus produtos deriva da atuação do Núcleo de Pesquisa “Integrando níveis de organização em modelos ecológicos preditivos”, apoiado pelo Pronex e com participação desses docentes. Ela representa uma das iniciativas do núcleo para estimular estudantes e docentes da área de ciências biológicas a reconhecer a importância de aportes da epistemologia e de ferramentas de modelagem na produção de conhecimento biológico na atualidade. A mesa-redonda acontece no Salão Nobre do Instituto de Biologia, enquanto o Laboratório Didático de Informática do Instituto de Biologia abriga a feira e apresentação do blog sobre modelagem.