Início >> Ufba Em Pauta >> Inscrições abertas para oficinas do I Festival da Escola de Teatro da UFBA

Inscrições abertas para oficinas do I Festival da Escola de Teatro da UFBA

Oficinas são abertas ao público em geral

Entre os dias 09 e 20/12, a Escola de Teatro da UFBA realiza a primeira edição de seu festival interno, composta por uma programação de 10 espetáculos realizados por estudantes e profissionais recém-formados pela Escola, além de atividades complementares como oficinas, mesas redondas e bate-papos.  

A partir do dia 09/12, as atividades do Festival terão início com a realização de oficinas e debates. As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral, e serão realizadas até o dia anterior à realização da atividade, ou até as vagas serem preenchidas. Os interessados podem inscrever-se em mais de uma atividade, preenchendo a Ficha de inscrição - Oficinas. 


Confira as oficinas que serão realizadas: 


1) Oficina Práticas de Arte Zen – Relações do Aqui e Agora na criação artística

Dia 09/12 (quarta-feira), das 9 às 12h, na Sala 05 da Escola de Teatro sob a responsabilidade de Mariana Terra, Juliana Molla, Rosaura Abreu, Bernardo Santos e Francisco Fraser.   A proposta da oficina é trabalhar o ambiente imersivo de calma e silêncio, propício para experimentar a quietude e capacidade de estar consigo mesmo. Serão propostas atividades que proporcionam a contemplação Zen através de vivência da dilatação do tempo e a consciência do aqui e agora, estados e procedimentos explorados em processos criativos na Performance Art e Durational Performances. A ação pedagógica pretende oferecer uma abertura dos procedimentos utilizados no processo de criação de FRUTA, ministrada por seus próprios co-criadores. Os participantes devem vestir roupas confortáveis; e levar caderno para registros (opcional). Há 12 vagas. 


2) Oficina Corpo e Cultura 

Dia 10/12 (quinta-feira), das 9 às 12h, na Sala 05 da Escola de Teatro, sob a responsabilidade de Duda Woyda e Cia Ateliê Voador.   A atividade enfatizará o corpo queer, a desconstrução do corpo hegemônico e proposição de um corpo sem órgãos. A partir de movimentos práticos, os alunos farão um aquecimento corporal e práticas de jogos baseados em View Points e técnicas da Dança Contemporânea, que foram utilizados para a elaboração dos movimentos e estrutura do espetáculo “O diário de Genet”. Há 20 vagas.

 

3) Oficina Ser Marginalizado x Espaço Alternativo

Dia 11/12 (sexta-feira), das 9 às 12h, na Sala 05 da Escola de Teatro, sob responsabilidade de Mariana Lima.  A oficina tem por objetivo estabelecer um contato físico emocional dentro de uma atmosfera criada entre os participantes por meio de uma concepção realista entre o SER MARGINALIZADO x ESPAÇO ALTERNATIVO. Interessados devem ir com roupas confortáveis e levar um objeto que não tem mais utilidade.  Há 15 vagas. 


4) Oficina de Teatro de Rua

De 14 a 18/12, das 9 às 12h, na Sala 203 da Escola de Teatro sob a responsabilidade de  Lindolfo Amaral. O objetivo é desenvolver ações que propiciem ao ator experimentar  a ocupação do espaço aberto - rua, através da estética popular (danças dramáticas e a literatura de cordel) e refletir sobre as ações de ocupação do espaço livre, a rua, através das experiências desenvolvidas no país, nos últimos 40 (quarenta) anos.  Há 20 vagas.

  

5) Oficina Corpos em Deriva

Dia 14/12 (segunda), das 15 às 17h, na Sala 203 da Escola de Teatro, sob a responsabilidade do  Coletivo  Duo - Saulus Castro e Uerla Cardoso.  Nesta ação promovida pelo Coletivo Duo será compartilhado com os participantes três momentos da pesquisa dos atuantes Saulus Castro e Uerla Cardoso. Estes três momentos fizeram parte dos princípios e treinamentos que nortearam estes dois corpos para a composição da primeira obra do Coletivo – deriva.  Os dois primeiros momentos são caminhos seguidos pelos dois atores na composição de duas das figuras que percorrem o espaço de deriva. O terceiro momento foca nas improvisações desenvolvidas como continuidade dos treinamentos e que permitiram o encontro com as células cênicas. Há 15 vagas.  


6) Oficina - A Máscara como jogo cênico

Dia 15/12 (terça-feira), das 13 às 16h, na Sala 203 da Escola de Teatro.  O responsável é Carlos Alberto Ferreira e atores e atrizes do espetáculo “Brosogó, Militão e o Diabo.   Através da máscara teatral, o workshop quer suscitar uma experiência do aluno durante uma prática de jogos teatrais, a fim de estimular o participante a vivenciar um trabalho inicial de preparação de ator através da máscara. Dessa forma, o intuito é apresentar uma breve prática do processo do espetáculo “Brosogó, Militão e o Diabo”.   É necessário usar roupas leves.  Há 20 vagas.

  

7) Oficina - O Corpo Virtual em Cena

Dia 16/12 (quarta-feira), das 14 às 17h, na Sala 203 da Escola de Teatro com o responsável Sulivã B. A oficina tem como objetivo desenvolver a capacidade percussiva corporal do ator, relacionando-se ao turbilhão de informações que existem no mundo virtual. As atividades ocorrem a partir da execução de Jogos teatrais, com a utilização de elementos sonoros, percussivos e audiovisuais. Ela visa suscitar questionamentos a cerca da ideia de “liberdade” em que o individuo se sujeita a manter-se conectado o tempo todo numa relação quase que de dependência psicofísica com o mundo virtual.  Há 17 vagas.