Início >> Ufba Em Pauta >> Inscrições abertas para o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Inscrições abertas para o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Realização do Grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade

Estão abertas até o próximo dia 15 de março as inscrições de propostas de simpósios temáticos (ST), oficinas e minicursos para o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero – cujo tema central será Ativismos das dissidências sexuais e de gênero.   O evento ocorrerá de 4 a 7 de setembro de 2015 na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Todas as inscrições propostas devem ser efetuadas através do site: http://www.desfazendogenero.ufba.br/.

O Seminário Internacional Desfazendo Gênero foi criado após alguns pesquisadores e ativistas ligados aos estudos queer no Brasil detectarem a dificuldade de inserir determinadas perspectivas teóricas, conceituais e metodológicas nos eventos já existentes no país. Por isso, a proposta foi a de criar um espaço de interlocução entre as pessoas que trabalham com os estudos queer, em sua interface com os estudos das subalternidades e pós-colonialidades. O objetivo também é o de contribuir para modificar a geopolítica da produção de conhecimento na área e enfatizar a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no Nordeste do Brasil. A primeira edição do evento, com o tema Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo, ocorreu em agosto de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

“O nosso objetivo é fazer um evento acadêmico com algumas diferenças significativas em relação aos demais de nossa área. Isso já é possível perceber pela programação, pelo tema, pela imagem e em como estamos sugerindo que sejam os simpósios, oficinas e minicursos. Não esperem por um seminário convencional”, alerta o professor Leandro Colling, coordenador geral do evento.

A programação completa do seminário, que contará comparticipantes do Brasil e de outros países, a exemplo da conferência de abertura de Judith Butler, já pode ser conferida no site do evento. A segunda edição do Desfazendo Gênero é realizado pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), em parceria com a UFBA, IHAC, Poscultura, EISU, CULT, PPGNEIM, Instituto de Letras, Poscom, UNEB, Pos-crítica, DMMDC, Enlaçando, UFOB, UFRB, OAB Diversidade, Revista CULT e Universidade Tiradentes (UNIT).

Orientação geral

As propostas de simpósios temáticos, oficinas e minicursos para o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero devem tratar sobre as normatizações, normalizações e naturalizações sobre as diversidades e/ou dissidências sexuais e de gênero, os binarismos das orientações sexuais e identidades de gênero, as formas dissidentes de viver as múltiplas sexualidades e os gêneros que existem em nossa sociedade.

Serão priorizadas as propostas que problematizem os limites das chamadas políticas identitárias e que evidenciem e discutam os “regimes de verdade” sobre as sexualidades e os gêneros, em especial aqueles que também se interseccionem com outros marcadores sociais das diferenças, a exemplo de classes, etnias, níveis de escolaridade, religiões, gerações, territórios, padrões e capacidades corporais. A seleção das propostas será feita pela comissão organizadora do seminário e o resultado divulgado no site do evento (www.desfazendogenero.ufba.br) até o dia 31 de março de 2015.