O significado da extinção do MCTI e da incorporação das atividades de ciência, tecnologia e inovação em outro ministério será o tema de uma mesa-redonda a ser realizada no dia 07/06, às 11h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Entre os debatedores estarão Edivaldo Boaventura (Professor da UFBA e UNIFACS e Presidente da Academia de Ciências da Bahia), Manoel Barral Netto (Professor da UFBA, Diretor da Fiocruz na Bahia e Ex-Diretor do CNPq), Elias Ramos de Souza (Professor do Instituto Federal da Bahia e Ex-Diretor da FINEP) e Manoel Mendonça Neto (Professor da UFBA e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia).
O evento - uma iniciativa conjunta da Universidade com APUB, DCE, Associação de Pós-Graduandos e entidades científicas - integra um conjunto de manifestações através das quais a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (ANDIFES) e diversas associações científicas e docentes têm expressado suas críticas à dissolução do MCTI. A posição da Reitoria da UFBA em relação à dissolução do MCTI foi expressa em nota disponível aqui.