Início >> Ufba Em Pauta >> IHAC comemora formaturas de mais quatro turmas dos BIs

IHAC comemora formaturas de mais quatro turmas dos BIs

Quase 300 novos bachareis receberão diplomas

.

Desde a última segunda-feira (22), acontecem as sessões de formatura dos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. São quase 300 novos bacharéis que ingressam agora nos cursos profissionalizantes através das vagas (pelo menos 20% das vagas de cada curso) para eles.

Os que recebem diploma de B.I. podem ir diretamente para uma Pós-Graduação ou para o campo do trabalho, que cada vez é mais ampliado para os que têm formação interdisciplinar. Mas a maioria opta mesmo é por um Curso de Progressão Linear, nome dado pela UFBA para os cursos que preparam profissionais com carreiras regulamentadas.

Na segunda-feira, dia 22, foi a vez dos que se diplomaram em Ciência e Tecnologia e escolheram cursos como Arquitetura, Oceanografia, Geofísica, Computação e as várias modalidades de Engenharia, dentre outros. Na terça-feira, dia 23, foi a vez dos concluintes do B.I. em Artes, que escolheram cursos como os de Artes Cênicas, Design, Comunicação, Música, Letras, Gastronomia, Museologia, Pedagogia ou Psicologia, dentre outros.

O dia 25 de abril, quinta-feira, foi reservado para os que concluem o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. As opções dos concluintes desse B.I. vão desde a Saúde Coletiva e a Psicologia até a Odontologia, a Medicina, a Educação Física e a Nutrição. Todos os demais cursos da área de Saúde da UFBA, como Medicina Veterinária, Enfermagem e Zootecnia puderam também ser escolhidos.

Os que cursam Saúde na modalidade interdisciplinar frequentam também Unidades da UFBA situadas no campo humanístico e no campo artístico. Sua formação é mais abrangente do que em qualquer curso de progressão linear, já que são somente oito, as matérias obrigatórias, enquanto 22 são escolhidas, dentro de certos limites, pelos próprios estudantes. A escolha de algumas matérias é completamente livre, o mesmo ocorrendo com as 360 horas de Atividades Complementares.

Além das opções de pós-graduação, os caminhos escolhidos pelos diplomados em Saúde podem ser também, por exemplo, o das Ciências Biológicas, o da Farmácia, o da Pedagogia, o da Oceanografia ou o da Comunicação. Cada estudante tem três opções, se a escolha recai num curso com menos candidatos que vaga, o ingresso nesse curso é automático. Do contrário, há uma seleção com base nas notas obtidas.

A última turma a se formar este ano, e a mais numerosa, será a de Humanidades, no dia 29. Ela reúne também os que pretendem ingressar em Pós-Graduação e os que já estão no campo de trabalho, mas como nos demais Bacharelados, as primeiras opções vão para os cursos profissionalizantes. Comunicação, Direito e Psicologia são os mais concorridos, mas ocorrem opções também por Letras, Saúde Coletiva, Teatro, Administração e Educação Física.

Todas as formaturas acontecem às 19h, no salão nobre da Reitoria da UFBA, no Canela.