A Universidade Federal da Bahia recebe hoje o Diploma do Mérito e a Medalha Bernardino de Souza do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em homenagem ao aniversário de 70 anos da Universidade. A honraria será entregue na solenidade que celebrará os 122 do Instituto, em sua sede, na Piedade, hoje, às 18h.
A medalha Bernardino de Souza será entregue ao reitor João Carlos Salles pelas mãos do presidente de honra do IGHB, Roberto Santos, filho do fundador e primeiro reitor da Universidade, Edgard Santos.
Além da UFBA, quatro personalidades baianas receberão a medalha: a professora e ex-presidente do IGHB, Consuelo Pondé de Sena (post mortem); o professor Wilson Thomé Sardinha Martins; o general Artur Costa Moura (Comandante da 6ª Região Militar); e o escritor Nelson Almeida Taboada. A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia.
Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 122 anos de funcionamento ininterrupto, e uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado.