Início >> Ufba Em Pauta >> Hupes reestrutura sua rede de computadores

Hupes reestrutura sua rede de computadores

Vários setores do hospital passarão por obras



Para proporcionar uma maior integração dos vários sistemas de informação em saúde existente, através da implantação de dispositivos capazes de ampliarem a distribuição da informação do paciente, o Complexo Hupes inicia o projeto de implantação da nova rede de dados e voz. O projeto contempla a instalação de infraestrutura para passagem de cabos nas áreas externas e internas das três unidades do Complexo (Hupes, CPPHO e AMN). O investimento é do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, através da parceria criada em função do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Universitários do País e o processo de Acreditação Hospitalar Internacional. Com isso, inevitavelmente, vários setores passarão por alguns transtornos devido às obras que serão realizadas para passagens dos cabos de rede. A Diretoria, o Serviço de Engenharia Civil e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), juntamente com a empresa responsável pela obra, elaboraram um planejamento para que todos os serviços sejam informados, com antecedência, do início das obras nos locais. Provavelmente, algumas adaptações de deslocamento de pacientes para outras unidades também estão previstas. O objetivo principal é não causar nenhum prejuízo ao atendimento ao paciente e evitar maiores inconvenientes para os servidores no seu ambiente de trabalho. “Estamos nos organizando para minimizar os transtornos. A compreensão e colaboração de todos os profissionais são extremamente importantes nesta primeira fase”, enfatiza Almerinda Luedy, diretora em exercício.
A arquitetura proposta irá permitir uma maior e eficaz integração das unidades do Complexo. O novo cenário proporcionará a implantação dos mais diversos serviços requisitados, dentre eles podemos citar: Sistemas de Arquivamento de Imagens Digitais no tratamento do paciente, implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente, sistemas de monitoramento do paciente, maior agilidade e confiabilidade dos dados no agendamento de consultas, registros de cirurgia, internamentos, prescrições médicas e de enfermagem, controles de estoque, requisição de medicamentos, geração automática de faturamento das contas hospitalares, entre outras necessidades. 

 Segundo Alex Barreto, coordenador do NTI, o projeto foi concebido de forma a ampliar as condições e eficiência na transmissão da informação para o contínuo crescimento da organização. Em paralelo a esta reestruturação, que garantirá o funcionamento dos equipamentos ativos de rede, outras ações inseridas no planejamento do NTI também já são conquistas concretas, como a aquisição de novos servidores de internet, novos computadores, nobreaks de alta potência, cofre anti-chamas e a construção da sala segura para abrigar todos os equipamentos. “Não podemos pensar em novos sistemas sem uma infraestrutura organizada e bem planejada”, afirma Alex. Há um ano a equipe de profissionais do NTI vem trabalhando com o planejamento para que este projeto pudesse ser viável e a parceria com o Hospital Alemão não poderia chegar num momento tão propício.