Início >> Ufba Em Pauta >> Historiador do Ballet Nacional de Cuba visita a UFBA e se reúne com alunos e professores

Possibilidade de cooperação entre as duas instituições

No próximo dia 14/07, a UFBA recebe a visita do Maestro Miguel Cabrera, historiador do Ballet Nacional de Cuba. A Assessoria para Assuntos Internacionais, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Escola de Dança, programou uma reunião do Maestro Cabrera com professores e alunos da área de dança da UFBA, que será realizada às 14:30, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

Inicialmente, será apresentada uma visão atual da dança clássica em Cuba, delineando-se algumas características do método de ensino cubano. Em seguida terá lugar uma conversa sobre outros temas ligados à dança, incluindo-se a possibilidade de cooperação entre as duas instituições. Esta ação conjunta dá prosseguimento aos entendimentos mantidos com a Sra. Laura Pujol, Cônsul de Cuba em Salvador, em reunião realizada em maio deste ano.

Em sua passagem por Salvador, o Maestro Cabrera também participou de um encontro que reuniu mais de 150 alunos e professores de 35 academias de balé de todo o Brasil. O evento contou com o apoio da Associação Cultural José Martin da Bahia e do Consulado Geral de Cuba para o Nordeste do Brasil.

Ballet Nacional de Cuba

Fundado em 1948, sob o nome de Ballet Alicia Alonso e com a missão de dar início a um movimento artístico profissional no país, o Ballet Nacional de Cuba se transformou num patrimônio cultural de toda a nação. Ao longo das últimas décadas, o grupo desenvolveu o seu trabalho em três vertentes fundamentais, que incluem o campo da criação coreográfica, o pedagógico e a divulgação massiva do balé.

Visando contribuir para a divulgação do balé na capital e no interior do seu país, o grupo promove uma série apresentações gratuitas ou com entradas a preços muito baixos. Com o apoio da Federação Estudantil Universitária (FEU), foram realizadas exibições de espetáculos em locais abertos como a Praça da Catedral, o Anfiteatro de Havana e o Estádio Universitário.

O Ballet Nacional de Cuba já se apresentou em 61 países dos cinco continentes, totalizando cerca de 200 turnês e um repertório de 727 títulos. A escola cubana de balé tornou-se conhecida e respeitada mundialmente, desenvolvendo uma ampla linha coreográfica que inclui as mais importantes obras de balé de ação do século 18 e de grande tradição romântico-clássico do século 19.

Dia: 14/07/2015 (Terça-feira)

Horário: 14:30

Local: Sala dos conselhos

Endereço: Palácio da Reitoria da UFBA (Rua Augusto Viana, s/n, Canela)