Início >> Ufba Em Pauta >> Grupo de pesquisa realiza simpósio sobre sistemas computacionais livres

Grupo de pesquisa realiza simpósio sobre sistemas computacionais livres

Atividades acontecem neste fim de semana no PAF 4

O II Simpósio Interatividade nos Sistemas Computacionais Livres será realizado na UFBA nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, desenvolvendo sua programação na sala 201 do PAF IV (Campus de Ondina). A primeira edição do evento foi realizada em 2009 e os resultados podem ser conferidos no site www.iscl2009.wordpress.com. Na presente edição farão parte da programação oficinaspainéis de discussão, performancesapresentações de pesquisas e um hacklab. O evento será  realizado sem nenhum apoio financeiro. É uma atividade de extensãogratuita, contando com o suporte do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas (www.poeticatecnologica.ufba.br). Os painéis de discussão serão dois, com estes temas: experimentação artística em sistemas livres; e tecnologias open-source e pesquisa acadêmica.

Criado em 2004 e certificado pela Universidade Federal da Bahia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual inicia agora uma nova fase que tem como intuito desenvolver pesquisas relacionadas ao uso das novas tecnologias digitais na área das artes, sendo as pesquisas divididas conforme as linhas indicadas no título: corpoaudiovisual. O objetivo do GP Poética é estabelecer um espaço de articulação entre as artes e os vários pensamentos surgidos com a Cultura Digital. Com isto, o objetivo é promover a reflexão, investigação e produção de obras artísticas em interação com as novas tecnologias e possibilitar o desenvolvimento e o aprofundamento teórico, conceital, técnico e artístico transdisciplinar. Sendo assim, o GP Poética promove uma série de atividades como grupos de estudos, núcleos de criação artística, festivais e eventos artísticos e científicos, dentre outros. O grupo abriga, orienta, fomenta e difunde projetos de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e artistas em geral interessados nesse campo de atuação.

Em 2009, o GP Poética lançou a plataforma MAPA D2 (www.mapad2.ufba.br), Mapa e Programa de Artes em Dança Digital, que tem o objetivo de disponibilizar um banco de dados com os artistas e pesquisadores de países de lingua portuguesa e espanhola que atuam nesse campo. Além disso, o MAPA D2 tem realizado diversos eventos online com o intuito de auxiliar a articulação entre esses países e desenvolvimento da dança com mediação tecnológica. O Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual tem como líderes a Profa. Ivani Santana e o Prof. Cristiano Figueiró, além de contar com os colaboradores Luiz Naveda e Héctor Briones. Saiba mais sobre a programação do ISCL 2011 acessando o site http://iscl2011.wordpress.com/programacao/.