Início >> Ufba Em Pauta >> Grupo de Inovação Tecnológica da UFBA apresenta projeto de beneficiamento de Mel

Grupo desenvolve suas atividades na Escola Politécnica

Durante a participação no Congresso Brasileiro de Apicultura, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, no Pará, o Grupo de Inovação Tecnológica da UFBA – GITEC apresentou o projeto de Unidade Móvel de Beneficiamento de Mel (UBM Móvel). O estudante de Engenharia Mecânica Gustavo Castro expôs o projeto que foi totalmente desenvolvido pelo grupo da Escola Politécnica da UFBA, o qual também possui outros projetos de desenvolvimento de produtos e análises estruturais em andamento atualmente.

O projeto da UBM Móvel prevê a criação de Unidades de Extração de Mel baseadas no conceito de sistema modular, com todos os equipamentos necessários à extração e armazenamento do mel. Com a utilização das unidades será possível viabilizar a extração do produto no local de produção, melhorando a qualidade do mesmo e reduzindo as perdas e contaminações em relação ao processo que normalmente é realizado em Casa do Mel fixas. Além de sua organização interna que é inédita em projetos de unidade de beneficiamento móvel no país, a UBM Móvel conta também com um sistema próprio de elevação com cilindros hidráulicos que eleva o módulo para a altura da carroceria de um caminhão convencional, facilitando o seu transporte para outra localidade.

Com a parceria da Fadeusi e apoio da SEAGRI - Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, o projeto foi apresentado aos apicultores e recebeu bastante elogios, ressaltando a importância da UBM Móvel na conjuntura da apicultura nacional. A UBM Móvel teve recentemente a aprovação da ADAB - Agencia Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, na Análise da Planta Baixa e do Projeto. Para mais informações acessar o site do Grupo de Inovação Tecnológica da UFBA ou entrar em contato direto através do e-mail: gitec@ufba.br.